As vendas de Natal em 2023 devem movimentar R$ 68,97 bilhões no varejo brasileiro, aumento de 5,6% em relação ao ano passado. Segundo estimativa da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), esse crescimento, o maior em quatro anos, aponta para recuperação significativa do setor. A tendência é que o volume de vendas, por outro lado, fique abaixo dos níveis pré-pandemia, quando o faturamento superou R$ 70,9 bilhões (2019).
O destaque deste ano deve ser o ramo de hiper e supermercados, com 38,6% da movimentação financeira total: R$ 25,12 bilhões. Logo atrás vêm os estabelecimentos especializados em itens de vestuário, calçados e acessórios, que devem responder por 33,9%, totalizando R$ 22,03 bilhões. Já as lojas de artigos de uso pessoal e doméstico ocupam a terceira posição, com 12,6% ou R$ 8,19 bilhões.
“Observamos um cenário propício ao aumento das vendas neste fim de ano, graças às condições favoráveis de consumo”, afirma o presidente da CNC, José Roberto Tadros. “A ampliação do potencial de consumo, aliada ao início do processo de flexibilização da política monetária e à redução da taxa básica de juros, tem impulsionado os gastos dos consumidores”, completa.
Presentes como televisões e computadores, indica a entidade, estão 9,4% mais baratos, enquanto o preço dos celulares caiu 5,9%. Na contramão, as maiores altas serão nos preços de calçados infantis (10,1%), livros (9,9%) e perfumes (8,5%). O preço dos alimentos teve ligeira redução de 0,7%.
Regionalmente, São Paulo lidera as projeções de venda, com R$ 21,77 bilhões, seguido por Minas Gerais (R$ 6,12 bilhões), Rio Grande do Sul (R$ 5,26 bilhões) e Rio de Janeiro (R$ 5,18 bilhões). Juntos, esses estados concentrarão mais da metade (55,6%) da movimentação financeira estimada. Bahia e Ceará lideram as expectativas de crescimento das vendas para a temporada, com previsão de aumento de 7,5% e 1,4%, respectivamente.
No DF, a principal data comemorativa para o comércio injetará na economia cerca de R$ 830 milhões, alta de 23,9%, em média, na comparação com 2022. Entre os consumidores da capital, 64,5% disseram que irão presentear alguém neste Natal. O ticket médio da compra será de R$ 345,26, sinaliza a Fecomércio DF.