O médico Roland Montenegro Costa é uma das vítimas da queda do avião Bandeirantes na Floresta Amazônica, na tarde do sábado, quando o avião tentou aterrizar na pista da cidade de Barcelos e não conseguiu parar no fim da pista. Chovia muito na hora da tragédia.
O Dr. Roland estava fazendo uma das duas coisas que mais gostava de fazer: “Pescar e operar são as duas atividades que mais gosto”, costumava dizer o cirurgião, que mesmo depois de aposentado, quando era chamado a operar pacientes com problemas de pâncreas, fígado e estômago sempre se apresentava. Conhecido mundialmente, já que fez cursos na Alemanha e EUA, além de ministrar aulas e palestras sobre a técnica que ele desenvolveu para operar o aparelho digestório quando este apresentava tumores, em todos os cantos do mundo, Roland é lembrado por companheiros de profissão, estudantes e pacientes como uma pessoa generosa que sempre encorajava todos que tinham estes problemas a fazerem todos os tratamentos necessários para continuarem a viver.
Roland morreu com outras 13 pessoas, sendo dois tripulantes, piloto e copiloto e outros 11 turistas pescadores que costumavam ir para está pescaria que acontece há 25 anos e nunca havia registrado acidentes. Roland deixa a mulher e quatro filhos. Ele tinha 70 anos.
Pesca esportiva– A pesca esportiva de Tucunarés é uma tradição nesta época em Barcelos. Ela é realizada com molinete. O pescador devolve o peixe para o Rio Negro depois de medi-lo. Quem pescar o maior peixe em tamanho da ponta da cabeça ao rabo é o vencedor da pescaria, por isso é chamada de esportiva e não tem uma premiação quando é praticada na natureza. ” Todos vamos pela diversão. E pela preservação da natureza e das espécies. Não há uma competição. É um esporte saudável e que não machuca o peixe. Tudo é fiscalizado pelos órgãos de meio ambiente”, afirma administrador de empresas e pescador, Rogério Arantes que não conhecia as vítimas do acidente de Manaus. “Realmente uma tragédia. Fico triste por eles, por suas famílias e pela fatalidade de acontecer em um momento em que todos estavam buscando a alegria, o lazer e a confraternização como sempre acontece nesses encontros. Eu só conhecia de nome, o doutor Roland”, disse Rogério. No avião haviam empresários de Minas Gerais, Goiás, Anápolis e o médico maranhense que morava e trabalhava no Distrito Federal. A lista das vítimas foi divulgada segunda (18) logo após o IML de Manaus identificar todos os ocupantes da aeronave.
Preliminarmente os peritos acreditam que o acidente foi causado por causa da forte tempestade que caia sobre a cidade de Barcelos no momento do pouso do avião que não conseguiu parar no final da pista e chocou-se contra as árvores da floresta. Os corpos dos 14 homens foram transportados em um avião da Força Aérea Brasileira para o IML de Manaus para serem reconhecidos e já estão sendo encaminhados para cada uma das cidades onde moravam, para os velórios.
A lista oficial das vítimas é:
Euri Paulo dos Santos,
- Fábio Campos Assis
- Fábio Ribeiro
- Gilcresio Salvador Medeiros
- Guilherme Boaventura Rabelo
- Hamilton Alves Reis
- Heudes Freitas
- Luiz Carlos Cavalcante Garcia
- Marcos de Castro Zica
- Renato Souza Assis
- Roland Montenegro Costa
- Witter Ferreira de Faria
Tripulantes
- Leandro Souza – piloto
- Fernando Galvão – copiloto