O carnaval deste ano unirá três dos mais tradicionais territórios carnavalescos de Brasília: o Setor Carnavalesco Sul, o Bloco das Montadas e aPlataforma da Diversidade. O lançamento do Circuito da Folia acontecerá às 19 de terça-feira (16), no Museu da República. O carnaval 2024 será realizado numa área de três quilômetros de extensão com uma programação intensa de 10 a 13 de fevereiro.
O Circuito Carnavalesco Brasília em Folia promete um carnaval sustentável, celebrando adiversidade e a cultura local. O evento visa garantir o direito da população à ocupação de espaços públicos, para estimular o desenvolvimento econômico e proporcionar experiências educativas sobre a cultura.
Com patrocínio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do GDF, o circuito carnavalesco Brasília em Folia é uma realização da Associação Artística Mapati em parceria com o Instituto No Setor e o Distrito Drag, e apoio do coletivo Folia com Respeito e do Instituto Macondo.
Mas nem tudo é festa. O resultado preliminar dos blocos selecionados para receber recursos da Secretaria de Cultura, deivulgado na quinta-feira (11), excluiu alguns grupos tradicionais do carnaval da capital. Entre eles, o Bloco infantil da Baratinha, que há34 anos embala a criançada. Também ficaram de fora o tradicional Circuito do Gran Folia e o Ressaca do Carnaval.