“Cinema nas Escolas – Circuito de Cinema Brasileiro” é um projeto da Associação Amigos do Cinema e da Cultura (AACIC), que tem o apoio do Sinpro-DF, e levará o cinema brasileiro para dentro das escolas públicas do Distrito Federal. As sessões acontecerão de 28 de fevereiro a 16 de março, e serão abertas para toda a comunidade escolar. O filme que será exibido é “O Pastor e o Guerrilheiro”, de José Eduardo Belmonte.
O projeto marcará a pré-estreia nacional do longa-metragem, que teve cenas rodadas na Universidade de Brasília (UnB). O objetivo é ocupar as escolas com arte, promover o encontro dos profissionais da educação, estudantes e suas famílias, e provocar reflexão sobre as temáticas levantadas pelo filme – em 10 das 18 sessões, haverá um pequeno debate entre espectadores e equipe.
“O Sinpro, como um dos patrocinadores do evento, vai estar presente nesses debates. Abraçamos este projeto por toda a importância do que ele representa, pois ele ajuda a comunidade escolar a refletir sobre assuntos que repercutem até hoje na sociedade e na democracia, como o papel da religião e da política em nossa sociedade. Arte e cultura são ferramentas importantíssimas para auxiliar a sociedade a pensar e refletir”
diretora do Sinpro, Luciana Custódio
A atividade se dará antes do filme estrear nas salas de cinema. Ou seja, os estudantes das escolas públicas do DF serão os primeiros a assistir! Será uma boa oportunidade para que a comunidade estudantil possa prestigiar e discutir a obra com seus realizadores e especialistas. Mais ainda, é uma contribuição para ampliar as atividades culturais dentro das escolas, favorecendo a diversidade curricular.
O projeto “Cinema nas Escolas – Circuito de Cinema Brasileiro” é uma realização da AACIC, tem a parceria da Secretaria de Cultura e Economia Criativa (SECEC-DF), e conta com o apoio do Sindicato dos Professores (Sinpro-DF) e da Associação dos Docentes da Universidade de Brasília (ADUnB).