Para iniciar o projeto, uma vontade antiga, o programador Sérgio Moriconi, do Cine Brasília, conseguiu com a distribuidora carioca Bonfilm os direitos para exibir: Abril e o Mundo Extraordinário, Um Gato em Paris, Asterix e o Domínio dos Deuses e O Menino da Floresta. Todos inéditos no Brasil.
Moriconi explica que, embora fosse uma vontade antiga sua colocar sessão para crianças no Cine Brasília, encontrou barreiras. “A primeira delas é que existe dificuldade em conseguir filmes infantis”, ressalta.
Os títulos americanos, segundo ele, vão sempre para os shoppings, e os filmes brasileiros têm curta distribuição. Além disso, os contratos com as empresas responsáveis costumam perder a validade depois de um ano.
Mesmo assim, a sala exibiu em 2016 duas animações brasileiras: As Aventuras do Avião Vermelho e O Menino e o Mundo, que ficou mais de um mês em cartaz quando estava concorrendo ao Oscar de melhor animação.
Segundo o programador, é bom começar essa política de ter filmes infantis com animações francesas, pois o país tem tradição de histórias com esse perfil, inclusive em quadrinhos. As obras são dubladas para que as crianças mais novas possam assistir.
Com apoio de divulgação da Embaixada da França, a mostra não tem custo para o governo de Brasília. Metade do valor da bilheteria será repassado para a distribuidora dos filmes.
Dentro do projeto de expandir a programação do cinema para as crianças, já está agendada, para o período de férias, uma mostra de animações da Rússia, que ficará em cartaz de 27 a 30 de julho.
Ciclo de Cinema Francês Infantil
De 8 a 30 de abril
Aos sábados e domingos
Às 11 horas
No Cine Brasília (106/107 Sul)
Preços: R$ 12 e R$ 6 (meia-entrada)
Crianças de menos de 5 anos não pagam entrada
Programação
8 e 9 de abril (sábado e domingo)
Abril e o Mundo Extraordinário
15 e 16 de abril (sábado e domingo)
Um Gato em Paris
22 e 23 de abril (sábado e domingo)
Asterix e o Domínio dos Deuses
29 e 30 de abril (sábado e domingo)
O Menino da Floresta
}