Teve início nesta segunda-feira (23) a 35ª edição do programa Cidades Limpas. Por duas semanas, os trabalhos da força-tarefa estarão concentrados em Vicente Pires. Coordenado pela Secretaria das Cidades, em parceria com diversos órgãos do governo de Brasília, o programa visa, por meio de ações voltadas à limpeza, conservação e segurança, promover a melhoria imediata do ambiente urbano.
“Esse é um programa extremamente vitorioso, que mobiliza a comunidade para manter a cidade limpa. (Desde a primeira edição), foram recolhidas mais de 105 mil toneladas de entulhos. Isso contribuiu para a redução dos casos de dengue, de zika e da febre chikungunya, além de ter diminuído a quantidade de enchentes nas regiões administrativas”, disse o governador de Brasília, Rodrigo Rollemberg, presente no lançamento das ações nesta manhã, próximo à administração regional.
Desta edição, participam 245 trabalhadores, com o apoio de 59 equipamentos. Entre os serviços que serão executados estão os de tapa-buracos nas ruas 5, 10 e 12, por exemplo. Também haverá limpeza de vias e praças, troca de lâmpadas queimadas, revitalização de faixas de pedestres, desobstrução de bocas de lobo e poda de árvores. O diagnóstico das áreas prioritárias foi feito pela administração regional durante reuniões de planejamento. O Cidades Limpas foi lançado em novembro de 2016 e, neste ano, o retorna às cidades anteriormente atendidas.