Algumas cidades do Vale do Taquari, nas regiões Norte e Leste do estado do Rio Grande do Sul (RS), como Lajeado, Cruzeiro do Sul e Arroio do Meio entre outras, que ainda estão submersas podem ter suas condições pioradas segundo a previsão do Instituto Nacional de Meteorologia que prevê pancadas de chuva novamente na região.
Apesar dos esforços dos governos federal, estadual e municipal algumas dessas cidades ainda estão com parte da população ilhada e com muita água. O Inmet emitiu dois boletins. Um para a capital, Porto Alegre, com alerta Laranja, que significa a possibilidade de uma tempestade com ventos de até 100 Km e granizos e outro amarelo para a região norte, que aponta para chuvas mais fracas, mas contínuas, fator que preocupa ainda mais as autoridades que estão no local porque as buscas terão que ser suspensas novamente.
Governador no limite – Um bate-boca entre o governador Eduardo Leite (PSDB) e o jornalista André Trigueiro da Rede Globo mostrou bem como estão os ânimos naquele Estado. Trigueiro fez um comentário, que seria uma pergunta ao governador de o porquê ele não atendeu as orientações do serviço de meteorologia, que com equações matemáticas mostrava que ia chover muito no Rio Grande do Sul? O governado sentiu-se ofendido e ficou na defesa, vitimizando-se, dizendo que aquilo não era uma pergunta, e sim um julgamento ou um comentário malicioso para colocar a culpa de tudo em cima dele. Trigueiro acabou a discussão falando para o governador que perguntar era o seu ofício e que ele poderia ou não responder.
Michel Teló – O músico Sertanejo Michel Teló divulgou um vídeo, na noite da sexta-feira (10), relatando que sua família está sofrendo com as chuvas no Vale do Taquari. ” Gente vamos ajudar. Peço a todos que possam fazer doações que o façam. O Rio Grande do Sul está precisando muito. Estou sofrendo por todo o povo do Rio Grande do Sul, e por parte da minha família que está no Vale do Taquari. A casa de um dos meus tios, que ficava em um morro, foi levada pela correnteza. Ele só se salvou porque havia saído da casa minutos antes”, desabafou o cantor. Ao encerrar a gravação ele falou que faria um show naquela noite no Paraná e que o dinheiro que for arrecadado já estava doado para atender às vítimas do Rio Grande do Sul.
O cantor também agradeceu a todos os amigos e personalidades que estão doando e participando como voluntário nos municípios alagados. “Temos que fazer a nossa parte, o Rio Grande do Sul é muito importante”. Teló lamentou as mortes e solidarizou-se com as famílias das vítimas fatais e com as famílias que estão desabrigadas.