Ir para o conteúdo
  • Política
  • Cidades
  • Brasil
  • Esporte
  • Entorno
  • Pelaí
  • Versão impressa
  • Política
  • Cidades
  • Brasil
  • Esporte
  • Entorno
  • Pelaí
  • Versão impressa
Facebook X-twitter Instagram
  • Política
  • Cidades
  • Brasil
  • Esporte
  • Entorno
  • Pelaí
  • Versão impressa
  • Política
  • Cidades
  • Brasil
  • Esporte
  • Entorno
  • Pelaí
  • Versão impressa

Sem categoria

Ciclovia de Águas Claras é a solução problemática

  • Gustavo Goes
  • 19/09/2015
  • 18:16

Compartilhe:

Falta de planejamento na implantação de ciclovias divide opiniões de moradores
 
\"Atyky0purgzZ4BtkekVW1XHgKrYwL9hlGzSMbkpchY00\"

 

Protagonistas quando o tema é mobilidade urbana, as ciclovias voltaram a habitar as rodas de conversa de moradores em Águas Claras. Para uns, elas são um perigo. Para outros, a solução para a falta de estacionamentos e a dificuldade de locomoção numa cidade que cresceu muito além do planejado.

Fato é que na segunda-feira (14) saiu do papel a alteração no trânsito da região, que reserva espaços exclusivos de 1,5m para ciclistas na Avenida Araucárias e, posteriormente, na Castanheiras, vias transversais e boulevares. Ainda em fase de testes, a intervenção, juntamente com a nova pavimentação, vai custar R$ 5 milhões aos cofres do Governo de Brasília.

\"cicloviaA iniciativa faz parte do projeto Mobilidade Ativa, que tem como intuito viabilizar o deslocamento não motorizado e acessível às estações do metrô, comércios, parques e residências. O projeto ainda prevê que a faixa da direita seja direcionada para veículos pesados, como ônibus e caminhões, mas não será exclusiva.

O assunto divide opinião entre pedestres, motoristas e até mesmo ciclistas. A quantidade de cruzamentos nas principais avenidas de Águas Claras e o pouco espaço entre as faixas e a ciclovia são os principais argumentos dos contrários à implantação.

Além da redução do espaço para os veículos automotores, a forma com que foi conduzida a operação incomoda a Associação de Moradores e Amigos de Águas Claras (AMAAC). Para aproveitar a sinalização da Novacap, que pavimentou a região recentemente, o projeto foi antecipado.

“Não foi apresentado à população nenhum estudo de riscos para uma mudança de trânsito, impacto da ação no fluxo das vias, planejamento da ação e, principalmente, garantias de segurança na utilização das ciclofaixas. Diante disso, solicitamos que o projeto não fosse iniciado pelas avenidas principais, por não termos acesso a nenhum laudo oficial que garanta a segurança da população”, disse a presidente da AMAAC, Janyce Freire.

A AMAAC ainda enviou um ofício ao Detran na quarta-feira (16) para esclarecer os problemas constatados pela associação, que fez medições nos locais de implementação das ciclovias e encontrou irregularidades com a regulamentação mínima exigida pelo Departamento Nacional de Trânsito (Denatran). Além da discussão do espaço público, a AMAAC cobrou um prazo para a conclusão do projeto.

Ciclistas

Os ciclistas, em sua maioria, apoia a iniciativa. Mesmo contrariados com a forma com que a iniciativa foi apresentada à população, os atletas preferem um projeto mal feito à falta de um, e apontam as ciclovias como a solução para os engarrafamentos nas grandes metrópoles.

“Brasília ainda é uma cidade muito imatura em relação à educação no trânsito. Os motoristas e ciclistas não se respeitam. Porém, projetos como este incentivam as pessoas a utilizarem meios alternativos de transporte,  reduzem o trânsito caótico em horários de pico e protegem a vida dos ciclistas”, disse o ciclista Lucas Oliveira, de 21 anos, que usa a bicicleta diariamente para se deslocar ao trabalho.


Leia mais:


Uma das maiores piscinas de bolinhas do Brasil desembarca em shopping de Brasília


Postos de combustível em supermercados não significarão redução de preço nas bombas


Compartilhe essa notícia:

Picture of Gustavo Goes

Gustavo Goes

Colunas

Orlando Pontes

Vídeo: Leila é vaiada no Torneio Arimateia

Caroline Romeiro

EUA redescobrem o óbvio: comida de verdade no centro do prato

José Matos

Inveja. Livre-se dela

Júlio Miragaya

Venezuela e Cuba, Maduro e Castro

Tesandro Vilela

SUS aposta em IA para modernizar saúde pública

Júlio Pontes

Renan Santos seria o Pablo Marçal em 2026?

Últimas Notícias

Agente Secreto a caminho do Oscar

13 de janeiro de 2026

Sindicato participa da celebração dos 165 anos da Caixa

13 de janeiro de 2026

Celina entrega novos equipamentos para a saúde

13 de janeiro de 2026

BTS fará três shows no Brasil em 2026

13 de janeiro de 2026

Newsletter

Siga-nos

Facebook X-twitter Instagram

Sobre

  • Anuncie Aqui
  • Fale Conosco
  • Politica de Privacidade
  • Versão impressa
  • Expediente
  • Anuncie Aqui
  • Fale Conosco
  • Politica de Privacidade
  • Versão impressa
  • Expediente

Blogs

  • TV BSB Notícias
  • Pelaí
  • Nutrição
  • Chico Sant’Anna
  • Espiritualidade
  • TV BSB Notícias
  • Pelaí
  • Nutrição
  • Chico Sant’Anna
  • Espiritualidade

Colunas

  • Geral
  • Política
  • Cidades
  • Brasil
  • Esporte
  • Geral
  • Política
  • Cidades
  • Brasil
  • Esporte
Facebook X-twitter Instagram
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso

© Copyright 2011-2025 Brasília Capital Produtora e Editora de Jornais e Revistas LTDA.