A previsão de chuva nos próximos dias no Rio Grande do Sul preocupa moradores e autoridades de áreas já afetadas por enchentes e alagamentos. A região sul do estado é a que mais inspira cuidados, mas municípios da Serra, Litoral Norte e Região Metropolitana continuam em alerta. A tendência, segundo o Climatempo, é que a situação melhore a partir de quinta-feira (9).
Segundo a Defesa Civil do RS, haverá inundação dos rios Uruguai, de Garruchos até Barra do Quaraí, e dos Sinos, desde Campo Bom até Canoas. “Busque locais seguros e saia das proximidades das áreas alagadas”, diz trecho do alerta emitido.
Até o momento, 78 mortes foram confirmadas em razão dos temporais. Há ainda mais de 100 desaparecidos e quase 1 milhão de pessoas tiveram que abandonar suas casas.
No último domingo, Lula, ministros e os presidentes da Câmara e do Senado visitaram a capital gaúcha. O governador Eduardo Leite pediu ajuda ao governo federal e rapidez na liberação de recursos emergenciais, citando o risco de desabastecimento.
“Não haverá impedimento da burocracia para que a gente recupere a grandeza deste estado”, ressaltou Lula. Lira e Pacheco também prometeram socorrer os gaúchos. “Temos a responsabilidade de discutir, nesta semana, um rumo para que a gente elabore uma medida totalmente extraordinária”, disse Lira. Uma reunião com a presença dos líderes da Casa deve ocorrer hoje, em Brasília.