O chocolate, assim como outros alimentos, esteve por muito tempo na lista dos itens proibidos em uma dieta equilibrada. As descobertas mais recentes da ciência mostram que o chocolate, ao contrário do que muita gente diz, pode e deve ser consumido todos os dias. Mas cuidado, pois o chocolate recomendado pelos especialistas não é aquele que tem o açúcar como principal ingrediente, e sim, o amargo, com no mínimo 70% de cacau em sua composição.
Aqueles produtos que são chamados de chocolate, mas que têm o açúcar como principal ingrediente, esses sim fazem mal à saúde e não devem ser consumidos diariamente. Podemos identificar pela lista de ingredientes. Se você tiver a curiosidade de ler a lista, vai perceber que nesses produtos o açúcar é o primeiro item, o que mostra, segundo a legislação de alimentos brasileira, que esse é o item em maior quantidade naquele produto. Já os chocolates “de verdade” apresentam cacau ou massa de cacau como o primeiro ingrediente em sua lista.
O cacau é considerado hoje uma iguaria e apresenta compostos bioativos, também conhecidos como compostos fenólicos, e que apresentam propriedades antioxidantes no nosso corpo. Por isso, é bom que seja consumido em porções moderadas todos os dias. Por causa dessas substâncias, o chocolate pode ser um bom aliado na prevenção de doenças inflamatórias, cardiovasculares e até o diabetes. Converse com seu nutricionista para saber a quantidade ideal pra você! E aproveite para saborear essa delícia diariamente!
Leia Mais: