Chef nos eixos X Higiene dos alimentos

mmPor ,09/03/2015 às 9:16, Atualizado em 09/03/2015 às 9:16

No domingo (1º) tivemos a segunda edição de um evento gastronômico que levou os chefs dos principais restaurantes de Brasília para as ruas. Eu, particularmente acho a ideia genial, pois democratiza o acesso à alta gastronomia da cidade. Prestigiei o evento e me deliciei com as refeições de um restaurante especializado em gastronomia funcional. Estava …

Chef nos eixos X Higiene dos alimentos Leia mais »

No domingo (1º) tivemos a segunda edição de um evento gastronômico que levou os chefs dos principais restaurantes de Brasília para as ruas. Eu, particularmente acho a ideia genial, pois democratiza o acesso à alta gastronomia da cidade. Prestigiei o evento e me deliciei com as refeições de um restaurante especializado em gastronomia funcional. Estava tudo delicioso!

Pensando nesse tipo de evento, onde dependemos de armazenamento e preparo de alimentos em estruturas temporárias na rua, devemos, mais do que em situações normais, prestar atenção nos quesitos ligados à higiene. Afinal, basta um vacilo e podemos sofrer um surto de intoxicação alimentar.

Atente sempre a limpeza dos manipuladores de alimentos, desde o uniforme (que deve ser branco ou de cor clara, exatamente para percebermos a higiene), se usam toucas na cabeça para evitar que caia cabelo nas preparações, unhas curtas e limpas (mulheres sem esmalte), nada de anéis, pulseiras ou outro tipo de adornos nas mãos. Observe se o ambiente é limpo e – um item fundamental – se a pessoa que mexe com o dinheiro não está manuseando os alimentos.

Tudo isso ajuda na garantia de segurança no quesito higiene, além de um ambiente limpo e um fluxo que não favoreça a contaminação cruzada de alimentos prontos com os que ainda não estão prontos, ou com o lixo do local.

Todos devem vestir a camisa de fiscal sanitário nesses momentos, para que os expositores percebam que esse é um item importante para o consumidor, além, é claro, do sabor das preparações oferecidas.

Deixe um comentário

Rolar para cima