Chapa Você na Ordem, da OAB-DF, é acusada de fraudar cotas raciais

orlandopontesPor ,07/11/2021 às 19:53, Atualizado em 08/11/2021 às 11:00

Suspeita levantada pela Associação da Advocacia Negra será julgada pela Comissão Eleitoral na segunda-feira (8)

A acusação de fraude das cotas raciais pela chapa “Você na Ordem”, que concorre à eleição da Ordem dos Advogados do Brasil do Distrito Federal (OAB-DF), será julgada na noite de segunda-feira (8) pela Comissão Eleitoral da entidade.

A “Você na Ordem”, liderada pela advogada Thais Riedel, foi questionada pela Associação Nacional da Advocacia Negra (Anane), após ter acesso a fotos de integrantes da chapa autodeclarados negros. Eles são acusados de fraudar as cotas raciais para as eleições do próximo dia 21. 

A Anane fez um pedido de impugnação do registro, questionando a legitimidade do uso das cotas raciais por 15 membros da chapa. Para a entidade, trata-se de uma tentativa de burlar as regras baseadas na ação instituída pelo Conselho Federal da OAB, que fixou cotas de representatividade dos negros nos quadros de comando do órgão.

Por essas regras, cada chapa precisa preencher pelo menos 30% dos cargos com profissionais que se apresentam como pretos ou pardos. “Não é crível que uma chapa que se proponha a liderar uma das instituições mais importantes do Brasil tente de algum modo invisibilizar ou menosprezar uma discussão tão cara ao povo brasileiro – racismo e escravidão”, diz o documento da Associação. 

Bananas – Uma semana antes do questionamento da Anane, a chapa “Você na Ordem” afastou a advogada Isabela Bueno de Sousa, que era candidata a suplente de tesoureira da Caixa de Assistência dos Advogados. Ela responde por injúria racional por usar bananas para responder a uma colega negra em grupo de WhatsApp. 

Deixe um comentário

Rolar para cima