O governo inaugurou o Centro de Juventude de Samambaia nesta terça-feira (20). O espaço, que fica na QS 402, é o terceiro do DF e tem capacidade para atender 500 jovens por mês. Entre as atividades, para pessoas de 15 a 29 anos, estão cursos profissionalizantes, oficinas culturais e de esporte, além de atendimentos pedagógicos e psicológicos. As ofertas foram baseadas em pesquisas com a população, que também solicitou cursos do #BoraVencer Profissionalizante no centro.
“Samambaia hoje ganhou mais um espaço de promoção da juventude. Isso nos deixa muito felizes, como o reconhecimento pela Revista Exame de Brasília como o melhor lugar para a juventude no País”, disse o governador de Brasília, Rodrigo Rollemberg. O lugar tem 600 metros quadrados de área total e 190 de área construída com salas de informática, de violão e multiuso. Foram investidos R$ 450 mil na reforma do prédio onde funcionava uma unidade do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).
Segundo o secretário de Políticas para Crianças, Adolescentes e Juventude, Aurélio de Paula Guedes Araújo, com a entrega de hoje, são 1,5 mil jovens sendo atendidos nos espaços. Os outros dois centros de juventude do DF ficam em Ceilândia e na Estrutural. Rollemberg também destacou que, até março, serão criadas 6 mil vagas para esse público em programas do governo. Além das 500 no centro inaugurado hoje, há 4 mil para qualificação profissional no programa #Boravencer e 1,5 mil que serão lançadas até o mês que vem no Jovem Candango.
Na cerimônia de hoje, Rollemberg citou ainda outras benfeitorias em Samambaia, como a inauguração de um centro interescolar de línguas, a entrega de cinco creches e as obras de drenagem no centro da região administrativa. De acordo com ele, em breve também será inaugurado o Complexo Cultural de Samambaia, que já está em pronto, sendo mobiliado.