Adepta de modalidades como futevôlei e jiu-jitsu, a governadora em exercício Celina Leão (PP) aproveitou um evento de inauguração de seis campos sintéticos no Guará, na quinta-feira (9), para defender a prática de esportes como política de Estado para a melhoria da qualidade de vida e inclusão social.
Celina se apresenta como um exemplo de que a atividade física regular é fator determinante para o dia a dia. “Aguento tantos problemas porque o esporte me capacita todos os dias”, afirmou a governadora, cuja agenda tem sido, de fato, muito intensa.
No dia 8 de janeiro, Celina Leão acordou cedo para curtir um domingo que parecia tranquilo. Mas, depois dos acontecimentos do início da tarde na Praça dos Três Poderes, só pôde descansar na madrugada de segunda-feira, já na condição de governadora interina – o titular Ibaneis Rocha (MDB) fora afastado do cargo pelo ministro Alexandre de Moraes, do STF.
Desde então, a “Leoa”, como os mais próximos costumam brincar, não teve mais sossego. Embora sempre ressalte que aguarda o retorno de Ibaneis, a governadora em exercício imprime ritmo próprio no cargo. Os despachos com assessores ou audiências no gabinete do Buriti ocorrem, sempre que possível, após a atividade física matinal.
Ibaneis, segundo seus auxiliares, conta nos dedos os minutos para reassumir suas funções. Mas sabe que, quando isto ocorrer – ele trabalha para reduzir o tempo inicial de 90 dias determinando pelo STF – não encontrará sobrecarga de trabalho em função de decisões importantes para Brasília empilhadas sobre sua mesa.
Afinal, como dizem os colegas do futevôlei, Celina não deixa a bola cair.
Veja alguns compromissos da agenda da Leoa nos primeiros 30 dias de afastamento de Ibaneis:
Reunião de governadores com o presidente Lula
Visitas às cidades e inaugurações de obras em todo o DF
Audiências com sindicalistas, como a Comissão de Negociação do Sinpro-DF
Encontros com donos de food-trucks para definir funcionamento durante o carnaval
Ações para incentivar doação de sangue
Reuniões com parlamentares para debater a formação da Mesa Diretora da CLDF
Acompanhamento da criação da CPI dos atos antidemocráticos na CLDF
Saiba +
A solenidade de entrega dos campos sintéticos do Guará ocorreu na QE/QI 2. Os outros espaços são na QE 1, Colônia Agrícola (próximo ao viaduto da EPTG), QE/QI 18, QE 5 e QE 48. Além da entrega dos campos, o GDF distribuiu bolas para as instituições que promovem atividades nos locais. Os recursos são de emendas do ex-deputado distrital Rodrigo Delmasso.