A governadora em exercício Celina Leão inaugurou nesta sexta-feira (17) uma nova creche no Recanto das Emas. O centro, batizado de Tamanduá Mirim, tem capacidade para atender 188 crianças de até 3 anos em período integral e conta com dez salas de aula, refeitório, cozinha, lactário, salas administrativas, brinquedoteca e área verde.
“Estamos zerando a fila de creches. Temos mais oito Cepis (Centros de Educação da Primeira Infância) para inaugurar e, no ano que vem, nenhuma criança ficará fora da escola. Arrisco dizer que isso não acontece em nenhum outro estado do Brasil”, disse Celina durante a cerimônia.
Além da entrega, a cidade vai ganhar mais uma creche, na Quadra 104, que também vai atender 188 crianças em período integral e terá investimento de R$ 5,6 milhões. Com isso, a expectativa do GDF é que a lista de espera por vagas na RA seja zerada.
Devido à abertura de novas unidades e a ampliação do programa Cartão Creche, a lista de espera por vagas na rede pública de educação infantil do Distrito Federal caiu de 24 mil para 2,5 mil crianças, que, segundo promessa do governo, devem ser atendidas até 2026.
Desde 2019, o GDF inaugurou 27 centros infantis em diferentes regiões: Samambaia, Lago Norte, Ceilândia, Pôr do Sol, Sol Nascente, Planaltina, Paranoá, Santa Maria, Gama, Plano Piloto, Taguatinga, Recanto das Emas, SCIA/Estrutural e Jardim Botânico. Atualmente, outras oito unidades estão em construção no Paranoá Parque, Guará, Riacho Fundo II, Lago Norte, Recanto das Emas e Planaltina.