A vice-governadora Celina Leão inaugurou nesta segunda-feira (14) um centro voltado à saúde mental das forças de segurança do DF. O espaço inclui salas de atendimento individual de psicologia, terapia ocupacional, sala para desenvolvimento de terapias coletivas, preparação para aposentadoria e grupos de reflexão para profissionais da segurança pública envolvidos em violência doméstica, além de academia de ginástica, vestiários e sala de atividade física coletiva.
Segundo o secretário de Segurança Pública, Sandro Avelar, o objetivo é proporcionar bem-estar físico e mental a policiais civis, militares e bombeiros. “Sabemos que a atividade é, naturalmente, muito complicada, mas a falta de assistência torna a situação ainda mais delicada. A gente espera reduzir esses números alarmantes de problemas psicológicos nas nossas corporações”, ressalta.
Com investimento de mais de R$ 3 milhões, a construção do Centro de Atendimento Biopsicossocial (CAB) ocorre no âmbito do programa DF Mais Seguro – Segurança Integral, iniciativa do governo Ibaneis para ampliar a participação da sociedade no debate e nas decisões de segurança pública. “É cuidar de quem cuida da gente. É preciso que o nosso policial esteja bem, física e psicologicamente”, completa a comandante-geral da PMDF, Ana Paula Habka.