A Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb) fará um teste de fumaça, quinta-feira (24), na QNN 20 de Ceilândia e nas QNAs 3 e 4 de Taguatinga. O objetivo é pesquisar irregularidades, não só nas instalações prediais sanitárias como também em toda a malha coletora de esgotos, por causa de frequentes extravasamentos. A Caesb tem 182 ligações prediais nas localidades onde o serviço será feito. As duas ações terão início às 9 horas, e o término está previsto para as 11h30.
Como funciona
O teste de inspeção consiste em introduzir fumaça inodora e atóxica, por meio de insufladores, nos poços de visita da rede pública de esgoto. Com a substância, a Caesb é capaz de identificar sistemas de esgotamento interligados ao sistema de drenagem pluvial, lançamentos irregulares de drenagem pluvial em rede de esgoto e a localização de possíveis danos ao sistema.
Há possibilidade de a fumaça sair pelos ralos, calhas ou pias das residências. Caso isso ocorra, o morador deve acionar o técnico da Caesb, que estará devidamente uniformizado e identificado.