José Matos
1 – Um fazendeiro procurou o médium Chico Xavier para queixar-se que sua fazenda estava infestada de cobras. Chico aconselhou-o: procure um benzedor e leve-o pra benzer suas terras. O homem partiu e um curioso indagou: “Isto funciona?”. Sim. O benzedor, com sua oração, atrai os espíritos da natureza (elementais) que deslocam as cobras noutra direção.
2 – Jesus se aproxima dos pescadores que nada tinham pegado durante a noite e lhes ordena: lancem as redes!. As redes vieram com tantos peixes que eles gritaram: “Vão rasgar!”. E Jesus avisou: “Farei de vocês pescadores de homens”. A presença de um iluminado atrai os seres vivos do lugar. Não é sem razão que os budistas dizem: “Quando Buda chegava num lugar, as plantas floresciam mais cedo”.
3 – Quando Chico Xavier estava psicografando o livro “Paulo e Estevão, vinha um ser fluídico na forma de sapo gigante e ficava na porta. Emmanuel, o guia de Chico, disse-lhe que era um ser de muito magnetismo que ajudava na segurança.
4 – Chico Xavier, certo dia, recebeu a visita de um espírito exalando odor de cachaça que disse-lhe: “Eu faço parte de sua equipe”. Chico, querendo livrar-se da presença incômoda do visitante respondeu apenas “Obrigado”. Percebendo, o espírito esclareceu: “Faço parte da sua equipe, sim. Tem gente que morre e não quer sair do túmulo, e eu entro lá e arranco-os pra fora. E pra aguentar aquela catinga eu tomo uns goles. Você acha que estou errado?”. “Não, respondeu. Quando eu morrer você vai ter que tomar muitos goles pra me tirar de lá”.
5 – O médium vidente Divaldo Franco trabalhava no atendimento do IPASE e confundia “mortos” com vivos. Alguns “mortos demoram a entender que já estão no Além e buscavam informações de seus processos. O chefe trouxe um psiquiatra para consultar Divaldo. O médico, trazendo uma tarraqueta (pequena máquina de choques) ordenou que Divaldo deitasse e aguardasse. Incontinenti, apareceu-lhe um espírito e gritou: “Levanta daí, baiano. Ele vai te dar choques e tu que és doido vai piorar da cabeça”. Divaldo fugiu e, a partir daí, combinou com uma colega que quando aparecesse alguém no balcão que ela não visse, balançasse a cabeça e ele não iria atender. “Vidente, se contar tudo o que vê, passa por mentiroso”, disse a médium Ivone Pereira.