A Casa do Artesão de Planaltina vai passar por uma consulta pública, na segunda-feira (27), onde o Governo do Distrito Federal vai discutir com a população as medidas a serem tomadas para a revitalização do espaço, que é um Patrimônio Histórico da cidade.
A Secretaria de Turismo fez uma licitação para contratar a empresa que fará o projeto de revitalização, que já está pronto, e aguarda apenas aprovação do Conselho de Defesa do Patrimônio Cultural do Distrito Federal (CONDEPAC ).
O secretário de Turismo, Cristiano Araújo, está coordenando um trabalho de limpeza do local e escoramento externo e interno das paredes fragilizadas. “A Casa do Artesão de Planaltina é uma das prioridades da Setur. Estamos tomando as providências necessárias para que, em breve, o espaço volte a ser dedicado ao artesanato, gerando emprego e renda para a população”, afirma.
Por se tratar de um patrimônio público e envolver trabalhos complexos de restauração, toda a reforma deve ser acompanhada pela Secretária de Cultura do DF. Construída em 1932, a Casa do Artesão já passou por uma revitalização, mas em 2015 foi abandonada novamente, pois a estrutura estava caindo e sem nenhuma segurança para quem frequentava espaço.