O período de carnaval de 2025 foi um dos mais movimentados para o transporte público coletivo do Distrito Federal, destacando-se pelo sucesso do programa Vai de Graça, que ofereceu transporte gratuito para a população. Durante os quatro dias de folia, mais de 2,5 milhões de acessos foram registrados nos ônibus e no metrô, um aumento de aproximadamente 46,5% em comparação com o ano anterior. A medida, que começou no sábado (1º) e foi até terça-feira (4), contou com reforço na frota e viagens extras para atender à alta demanda de passageiros.
A frota de ônibus no DF registrou 2.252.038 embarques, enquanto o metrô teve 306.099 acessos, superando os números de 2024, quando foram registrados 1.533.885 embarques de ônibus e 211.580 no metrô. O domingo (2) foi o dia com maior crescimento, com 491.985 acessos — quase 90% a mais do que no ano passado.
O secretário de Transporte e Mobilidade, Zeno Gonçalves, destacou que a alta na demanda reflete não apenas a adesão ao carnaval, mas também a possibilidade de famílias que antes não podiam arcar com os custos de transporte, agora aproveitarem para participar de eventos, feiras e conhecer os espaços públicos da cidade.
Com a inauguração do programa Vai de Graça, que também será implantado aos domingos e feriados, a média de ônibus em operação durante o carnaval de 2025 aumentou em cerca de 13%, subindo de 1.708 para 1.934 veículos. Para o metrô, o horário de funcionamento também foi estendido até a 1h da madrugada, com o maior movimento registrado na segunda-feira, quando mais de 88 mil passageiros utilizaram o serviço.
Segurança
Além da grande movimentação, o carnaval de 2025 também foi marcado pela segurança no transporte público, com as operadoras relatando zero incidentes de vandalismo ou quaisquer intercorrências nas viagens. A operação foi considerada um sucesso, com o sistema funcionando de forma eficaz para atender o aumento da demanda sem comprometimentos.
A medida, instituída pelo decreto nº 46.924/2025, garantiu que todos os domingos e feriados, incluindo os de 2025, continuem a contar com transporte gratuito para a população.