Pela primeira vez, adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas participam da Caravana da Juventude Negra. Desde ontem (13), 25 jovens — 17 do regime semiaberto e 8 do fechado — assistem a oficinas da terceira edição do projeto, que ocorre no Recanto das Emas até sábado (18). São cursos rápidos relacionados a tecnologias da comunicação, inclusão digital, mídias sociais e empreendedorismo.
- Advertisement -
Parceria da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial da Presidência da República com a Secretaria de Políticas para as Mulheres, Igualdade Racial e Direitos Humanos de Brasília, a iniciativa agora também conta com o apoio da Secretaria de Políticas para Crianças, Adolescentes e Juventude, que intermedeia a participação dos socioeducandos.
A ideia é que as próximas edições, que seguem até setembro, recebam outros jovens das unidades de internação local. \”Para nós, é uma alegria tê-los conosco; são pequenas ações que fazem toda a diferença\”, destaca Murilo Mangabeira, gerente de Comunidades Tradicionais e Patrimônio Cultural, da Secretaria de Políticas para as Mulheres, Igualdade Racial e Direitos Humanos. Os participantes farão cursos de informática básica e criação de blogs, sites, mídias digitais. Haverá ainda oficinas de elaboração de projetos para captação de recursos, de confecção de projetos culturais e de criação e montagem de reportagens.
Uma das propostas da caravana é mudar a realidade da população negra em situação de vulnerabilidade, explica Mangabeira. \”Escolhemos as regiões administrativas pensando nisso e ficamos felizes com o resultado.\”
Outras edições
Até setembro, 12 regiões administrativas receberão a Caravana da Juventude Negra, que já passou pelo Gama e por Santa Maria. Jovens e adultos participaram de aulas de informática, audiovisual, internet, cinegrafia e empreendedorismo. Os cursos, de até 36 horas de duração, ocorrem de segunda a sábado, sem custo para os interessados. As inscrições devem ser feitas na hora. No fim, são entregues certificado. Depois do Recanto das Emas, serão contempladas as seguintes regiões: Ceilândia, Estrutural, Itapoã, Paranoá, Planaltina, Riacho Fundo II, Samambaia, São Sebastião e Varjão.
Acesse a programação.
Caravana da Juventude Negra
De 13 a 18 de julho de 2015
Das 8 às 21 horas
Quadra 101, próximo ao Centro de Saúde nº 2, no Recanto das Emas
Gratuito
Leia mais:
- Advertisement -
Taguatinga recebe o cantor paulistano Edivaldo Santana
“Autobiografia Autorizada” estreou no CCBB
Joaquim Barbosa se solidariza com Maju