A Câmara Legislativa aprovou, terça-feira (18), a desafetação e reparcelamento dos 393 mil metros quadrados da área do Complexo Esportivo e de Lazer do Guará, onde está a sede da administração regional, a feira permanente, o Fórum, o ginásio coberto, o estádio, quadras poliesportivas, o kartódromo, o Teatro de Arena e três instituições de serviços.
LICITAÇÃO – O parcelamento vai permitir a concessão da área, a chamada “PPP do Cave”, que já foi concluído tecnicamente pela Secretaria de Projetos Especiais (SEPE) e liberado pelo Tribunal de Contas do DF, e terá licitação para a escolha do concessionário pela Secretaria de Esporte e Lazer.
CULTURA – Este era, até agora, o único entrave para a conclusão da concessão, depois que foi resolvida a situação do Teatro de Arena, retirado do projeto após protestos do segmento cultural do Guará. O projeto vai à sanção do governador Ibaneis Rocha.
REGULARIZAÇÃO – A desafetação permitirá a alienação de três lotes institucionais, totalizando 11.079m², e a destinação de uma área de 3.704,84m² para parcelamento futuro. Além disso, a proposta prevê a incorporação de outras áreas ao lote original para fins de regularização e planejamento urbano. O GDF argumenta que a medida ajudará a otimizar a ocupação da área, prevenir invasões irregulares e garantir espaços adequados para atividades institucionais e comunitárias.