Um caminhão atropelou uma multidão que participava, em Nice, das celebrações do Dia da Bastilha, data nacional da França. A CNN diz que a polícia local informou que pelo menos 30 pessoas morreram e 100 ficaram feridas. Segundo as primeiras informações, o incidente ocorreu por volta das 23h20 (18h20 de Brasília) na avenida costeira Promenade des Anglais, quando o veículo avançou pela calçada, na altura da praça de Masséna, onde as vítimas se reuniram para assistir à queima de fogos, no encerramento das celebrações do 14 de Julho.
Uma imagem no Twitter mostra cerca de dezenas de pessoas deitadas na rua, alguns já recebendo atendimentos. O promotor antiterrorista François Molins assegura que \”tudo parece indicar que se trata de um atentado”.
Alguns relatos também citaram tiros trocados entre policiais e as pessoas que estariam no caminhão, mas isso não foi confirmado. Um vídeo que está sendo compartilhado nas redes sociais mostra pessoas correndo nas ruas e o pânico tomando conta da multidão logo após o incidente.
Outra imagem publicada no Twitter mostrava o caminhão parado no meio da avenida com algumas partes da frente amassadas e quatro policiais observando enquanto se protegiam atrás de uma árvore.
Um repórter da agência France Presse disse que o incidente ocorreu no fim da queima de fogos: \”Nós vimos as pessoas sendo atingidas e pedaços de detritos voando ao redor\”.
O jornal \”Nice Matin\”, citado pelo G1, diz que um de seus repórteres relatou que um grande grupo de pessoas começou a correr e o clima era de pânico, já que ninguém sabia se era um acidente ou se o motorista atingiu as pessoas deliberadamente. A publicação francesa também divulgou a imagem retirada de uma tela de TV que mostra um caminhão branco cercado por policiais e com o vidro dianteiro atingido por diversos tiros. Algumas testemunhas afirmaram que a polícia disparou contra o condutor para tentar impedir o atropelamento e que \”ocupantes\” do veículo também atiraram.