Na última terça-feira (8), a Câmara Legislativa do Distrito Federal aprovou, por unanimidade, o projeto de lei nº 1.363/2024, que cria o Dia S, dedicado ao Serviço Social do Comércio (Sesc) e ao Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac). A data, 16 de maio, foi escolhida para integrar o calendário oficial do DF, reconhecendo as contribuições dessas entidades à educação e ao bem-estar social da população.
A proposta, de autoria do presidente da Câmara Legislativa, Wellington Luiz, é um reconhecimento das ações do Sesc e Senac, que atuam no DF há décadas, com programas de qualificação profissional, saúde, cultura e lazer. A celebração da data também reflete o impacto dessas instituições no setor de comércio e serviços, o maior responsável pelo PIB privado do DF.
José Aparecido Freire, presidente do Sistema Fecomércio-DF, comemorou a aprovação, destacando a importância dessa conquista para o setor. Ele afirmou que o reconhecimento é reflexo do trabalho coletivo realizado pelas entidades, que, em 2024, já ultrapassaram 8,5 milhões de atendimentos no Sesc-DF e mais de 1,1 milhão de horas de aula no Senac-DF.
Com mais de 400 cursos e 67 novas salas inovadoras no Senac-DF, as entidades continuam expandindo suas ofertas, como as novas unidades de ensino e os serviços móveis, como o OdontoSesc e a BiblioSesc. A aprovação da lei destaca ainda mais a relevância dessas instituições, que desempenham um papel fundamental na formação profissional e no apoio à qualidade de vida dos trabalhadores do comércio e da população em geral.