Entrar
  • Expediente
  • Anuncie Aqui
  • Fale Conosco
BSB Capital
  • Política
  • Cidades
  • Geral
  • Brasil
  • Esporte
  • Turismo
  • Colunistas
  • Pelaí
  • Versão impressa
Lendo: Câmara: Debatedores demandam escolas indígenas autônomas que respeitem territórios étnicos
Compartilhado
Aa
BSB CapitalBSB Capital
  • Geral
  • Política
  • Cidades
  • Pelaí
  • Versão Impressa
Pesquisar
  • Política
  • Cidades
  • Geral
  • Brasil
  • Esporte
  • Turismo
  • Colunistas
  • Pelaí
  • Versão impressa
Tem uma conta existente? Entrar
Siga-nos
© 2023 BSB Capital. Todos os Direitos Reservados
BSB Capital > Blog > Geral > Câmara: Debatedores demandam escolas indígenas autônomas que respeitem territórios étnicos
Geral

Câmara: Debatedores demandam escolas indígenas autônomas que respeitem territórios étnicos

mm
Redação Publicados 21 de junho de 2021
Compartilhado

Representante do Fórum Nacional de Educação Escolar Indígena, Rita Gomes do Nascimento (Potyguara) destacou, em debate na Câmara dos Deputados, que os povos demandam “escolas propriamente indígenas”, inseridas no Sistema Nacional de Educação (SNE). O assunto foi tema de audiência pública na Comissão de Educação nesta segunda-feira (21).

Rita ressaltou que a escola propriamente indígena já foi conquistada formalmente como direito, mas, segundo ela, o desafio ainda é tornar esse direito realidade.

Por exemplo, a Declaração dos Direitos dos Povos Indígenas da ONU, do qual o Brasil é signatário, assegura o direito aos povos de criarem e controlarem suas próprias instituições e meios de educação, nos próprios idiomas, com métodos culturais próprios de ensino e aprendizagem.

A Constituição brasileira também assegura o direito à alfabetização na língua materna, com processos próprios de aprendizagem, o que também é reiterado pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e por diretrizes do Conselho Nacional de Educação.

“Está garantido nessas escolas currículos contextualizados, interculturais, pertinentes às identidades, aos projetos societários indígenas. Está garantido calendários próprios, conforme as particularidades de cada comunidade indígena, observado o ciclo produtivo e cultural. Está garantido no plano legal a formação específica de professores indígenas”, citou Rita.

Sistema Nacional de Educação
Para que se avance na garantia desses direitos, a deputada Professora Rosa Neide (PT-MT), uma das que pediu a realização da audiência, defende a inserção da demanda por sistemas educacionais autônomos dos povos indígenas no Projeto de Lei Complementar 25/19, que trata da instituição do Sistema Nacional de Educação (SNE). Ela se comprometeu a negociar essa inclusão com o relator da proposta, deputado Idilvan Alencar (PDT-CE).

“Que a gente possa criar o capítulo da educação indígena, colocando e fortalecendo a questão dos territórios étnicos e fortalecendo a questão étnico-educacional na questão dos territórios”, sugeriu Rosa Neide.

Coordenador do Curso Formação de Professores Indígenas da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Amazonas, Gersem José dos Santos (Baniwa) destacou que a organização político-pedagógica e administrativa da educação escolar indígena deve respeitar os conceitos de territórios e povos. Ele defendeu sistemas autônomos e específicos de educação escolar indígena, com respeito a essa diversidade dos povos.

Orçamento
Já a deputada Joenia Wapichana (Rede-RR), que também pediu o debate, ressaltou que é preciso reservar recursos no Orçamento da União para consolidar a educação escolar indígena – por exemplo, para a contratação de professores nas línguas maternas.

“As escolas hoje estão com situação precária de estrutura. Muitas escolas indígenas existem só no papel, só nome de escola indígena, mas de fato prédio não tem, muitas vezes não tem material escolar adequado. Não se conta para o retorno às aulas que precisa de preparo antes. Muitas vezes, o professor indígena é o mesmo que varre a sala, faz a merenda, acompanha o aluno, orienta, presta todas essas atividades”, disse.

Ela frisou ainda a necessidade de garantia de terras indígenas, pois “sem terra não tem educação, sem terra não tem cultura”.

Avanços necessários
Integrante do Conselho Estadual de Educação Escolar Indígena de Mato Grosso, Francisca Navantino Pinto de Ângelo (Pareci) reiterou que é preciso concretizar o que está disposto na Constituição em ações e políticas. “Nem todos os estados e municípios têm considerado as línguas indígenas, elas nem sempre têm sido colocadas no seu devido patamar de valorização”, salientou.

Segundo ela, também é preciso avançar na formação dos professores, na promoção de concursos específicos, e na criação de política de produção de material pedagógico específico.

Além disso, também chamou a atenção para a necessidade de financiamento para as escolas indígenas e se mostrou preocupada com a descontinuidade das políticas quando se mudam os governos.

Professora em Educação Escolar Indígena da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) Ana Maria Gomes apontou desmonte de experiências de educação escolar indígena a partir de cortes de recursos, fechamento de estrutura e serviços e pela negação de princípios dessa educação na gestão e administração.

Ela também apoia um sistema próprio e autônomo de educação escolar indígena, dentro do sistema educacional nacional, com a criação de territórios étnico-educacionais. “Esse sistema deve potencializar as práticas e a pluralidade que já existem”, observou.

Fonte: Agência Câmara de Notícias

Compartilhe este post
Facebook Twitter Pinterest Whatsapp Whatsapp Telegram Email Link de cópia Impressão
post anterior Focus: mercado financeiro eleva expansão do PIB de 4,85% para 5%
Próximo artigo Ato de Bordadeiras vai denunciar o genocídio do governo Bolsonaro
Deixe um comentário

Você pode gostar também

colaboradoresGeralTecnologia

Cresce uso da IA por estudantes brasileiros

Sete em cada dez estudantes do ensino médio conectados à internet no Brasil já recorreram a ferramentas de inteligência artificial…

3 leitura mínima
CidadesGeralPelaí

A feirinha da Quadra 107 fica!

Nove dias depois da operação conjunta da Administração Regional e do DF Legal que aterrorizou feirantes e moradores na Praça…

3 leitura mínima
Geral

Seminário discute democratização das relações de trabalho no serviço público

Brasília receberá, nos dias 30 de setembro e 1º de outubro, o seminário internacional “O Papel do Estado na Democratização…

1 leitura mínima
colaboradoresEspiritualidadeGeral

Não ajude o Carma (dificuldade)!

Não ajude o carma (dificuldades). Se você é "doce" para ser roubado, seja cuidadoso e evite lugares e situações que…

3 leitura mínima
BSB Capital
BSB Capital

Sobre

  • Anuncie Aqui
  • Fale Conosco
  • Politica de Privacidade
  • Versão Impressa
  • Expediente

Sobre

  • Anuncie Aqui
  • Fale Conosco
  • Politica de Privacidade
  • Versão Impressa
  • Expediente

Blogs

  • TV BSB Notícias
  • Pelaí
  • Nutrição
  • Chico Sant’Anna
  • Espiritualidade

Colunas

  • Geral
  • Política
  • Cidades
  • Brasil
  • Esporte

© Copyright 2011-2024 Brasília Capital Produtora e Editora de Jornais e Revistas LTDA.
GB Criação de sites

Removido da lista de leitura

Desfazer
Welcome Back!

Sign in to your account


Lost your password?