• Política
  • Cidades
  • Brasil
  • Esporte
  • Entorno
  • Pelaí
  • Versão impressa
  • Política
  • Cidades
  • Brasil
  • Esporte
  • Entorno
  • Pelaí
  • Versão impressa
Facebook X-twitter Instagram
  • Política
  • Cidades
  • Brasil
  • Esporte
  • Entorno
  • Pelaí
  • Versão impressa
  • Política
  • Cidades
  • Brasil
  • Esporte
  • Entorno
  • Pelaí
  • Versão impressa

Geral

Calçadas do Lago Veredinha serão recuperadas

  • Agência Brasília
  • 14/07/2021
  • 09:20

Compartilhe:

A visita do governador interino, Paco Britto, atendeu a pedido de moradores preocupados com a obra de recuperação do calçamento, construído na década de 1990 | Fotos: Acácio Pinheiro/Agência Brasília

O Governo do Distrito Federal vai atender a demanda da população e manter as pedras portuguesas no calçamento que contorna o Lago Veredinhas. O anúncio foi feito nesta terça-feira (13) pelo governador em exercício, Paco Britto, que esteve no final da tarde desta terça-feira (13) em Brazlândia.

A visita à cidade, em companhia do secretário de Cultura, Bartolomeu Rodrigues, atendeu a um pedido de moradores e comerciantes que se preocuparam com a obra de recuperação da Orla do Lago Veredinha, executada pela administração regional.

“Por determinação do governador Ibaneis Rocha, já foi providenciado o documento para o órgão que vai analisar o tombamento de toda a calçada”Paco Britto, governador em exercício

Para alguns moradores, é fundamental a preservação das pedras originais do calçamento construído na década de 1990, cujo projeto é de autoria do artista plástico Francisco Galeno. Desde a inauguração, a calçada portuguesa nunca havia passado por um processo de manutenção. A gestão atual teve a iniciativa para dar mais mobilidade e segurança ao caminho.

Acompanhado ainda do administrador de Brazlândia, Jesiel Costa Rosa, o governador em exercício falou com João Galeno, filho do artista plástico, que estava no local. “Por determinação do governador Ibaneis Rocha, já foi providenciado o documento para o órgão que vai analisar o tombamento de toda a calçada”, anunciou, referindo-se ao processo de reconhecimento público de patrimônio cultural da cidade.

Representando os comerciantes locais, João Marques, 50 anos, é comerciante há 20 anos na região. Assim como João Galeno, ele compareceu e saiu do local satisfeito com o posicionamento dos gestores. “O governo [Ibaneis Rocha] está trabalhando, ao contrário de outros. Veio aqui para resolver o problema”, finalizou.

Paco Britto falou com João Galeno, filho do artista plástico, e adiantou que já foi providenciado o documento para o órgão que vai analisar o processo de reconhecimento público da calçada como patrimônio cultural da cidade

Origem das pedras

As pedras portuguesas utilizadas nas calçadas foram um presente do artista piauiense, que passou grande parte de sua vida em Brasília e teve obras expostas no exterior, em países como os Estados Unidos e Suíça.

Nascido em Brazlândia, há 31 anos, João Galeno, ficou satisfeito com a iniciativa do governador Paco e do secretário. Fez questão de frisar que levará “essa atitude positiva” ao seu pai, o artista Francisco Galeno. “É um processo inicial. Tem que ter um começo, pois não é uma questão de apenas estalar os dedos”, constatou.

Tombamento entra em pauta

O secretário afirmou ainda que nem todas pedras portuguesas serão recuperadas e que o calçadão será totalmente reconstruído, uma vez que há rachaduras e desnivelamentos, que poderiam causar acidentes aos transeuntes. “A recuperação estava relegada a segundo plano”, observou.

Seguindo os trâmites, o processo de tombamento será apresentado como pauta na próxima reunião do Conselho de Defesa do Patrimônio Cultural do Distrito Federal (Condepac), em 21 de julho, para apreciação dos conselheiros e posterior processo de tombamento das calçadas da Orla do Lago Veredinha.

Compartilhe essa notícia:

Picture of Agência Brasília

Agência Brasília

Colunas

Orlando Pontes

Caiado é o cara

Caroline Romeiro

Brasília sedia debate sobre alimentação e nutrição

José Matos

A caridade real muda a realidade e deve ser recíproca

Júlio Miragaya

O surto de sincericídio de Vorcaro: “Banco é igual Máfia!”

Tersandro Vilela

O novo tabuleiro da IA

Júlio Pontes

A arte e o esporte resgatam o verde e amarelo

Últimas Notícias

Fim de semana tem shows gratuitos e Oscar: confira a programação no DF

13 de março de 2026

“As pessoas têm tirar a bunda da cadeira e andar”, diz Lula sobre Ozempic

13 de março de 2026

Musical sobre Chico Xavier chega ao Teatro Nacional

13 de março de 2026

Lula lidera todos os cenários de 2º turno

13 de março de 2026

Newsletter

Siga-nos

Facebook X-twitter Instagram

Sobre

  • Anuncie Aqui
  • Fale Conosco
  • Politica de Privacidade
  • Versão impressa
  • Expediente
  • Anuncie Aqui
  • Fale Conosco
  • Politica de Privacidade
  • Versão impressa
  • Expediente

Blogs

  • TV BSB Notícias
  • Pelaí
  • Nutrição
  • Chico Sant’Anna
  • Espiritualidade
  • TV BSB Notícias
  • Pelaí
  • Nutrição
  • Chico Sant’Anna
  • Espiritualidade

Colunas

  • Geral
  • Política
  • Cidades
  • Brasil
  • Esporte
  • Geral
  • Política
  • Cidades
  • Brasil
  • Esporte
Facebook X-twitter Instagram
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso

© Copyright 2011-2026 Brasília Capital Produtora e Editora de Jornais e Revistas LTDA.

Removido da lista de leitura

Desfazer
Welcome Back!

Sign in to your account


Lost your password?