O governador de Goiás, Ronaldo Caiado, está decidido a liderar a busca de soluções para o transporte na região metropolitana do Distrito Federal, conhecida como Entorno do DF. No entendimento de Caiado, a responsabilidade deve ser compartilhada entre os governos de Goiás, do DF, da União, prefeituras municipais e empresários, além dos órgãos de controle (Ministério Público, Tribunais de Contas e Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).
Caiado estará em Brasília na quinta-feira (23) para debater as alternativas para o Entorno com o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha. Pela natureza do transporte da região, considerado interestadual e semiurbano, a participação do governo federal é considerada imprescindível para o sucesso da operação.
Modelo
Em Goiás, foi aprovada em janeiro a lei que criou a Região Metropolitana do Entorno do DF (RME). Fazem parte da RME os municípios de Águas Lindas, Cidade Ocidental, Cocalzinho de Goiás, Cristalina, FormFrosa, Luziânia, Novo Gama, Padre Bernardo, Planaltina, Santo Antônio do Descoberto e Valparaíso.
Com isso, a proposta de Caiado é aplicar na RME o mesmo modelo que tem sido implementada na Região Metropolitana de Goiânia, que prevê subsídio do estado e das prefeituras nas passagens de ônibus,’ cujos preços estão congelados em R$ 4,30 há mais de quatro anos. Às empresas, cabe trocar a frota por ônibus elétricos e novos, e também reformar plataformas e terminais.
“Seremos os primeiros no Brasil a implantar o transporte com ônibus elétricos, mas também tratando das tarifas, da qualidade de nossas plataformas, da condição de melhor deslocamento de cada usuário do transporte público”
prevê o governador goiano, que apresentou 20 novos ônibus na sexta-feira (9) e pretende entregar mais 60 até julho.
Integração
A Região Metropolitana de Goiânia é composta por 20 municípios – Goiânia, Abadia de Goiás, Aparecida de Goiânia, Aragoiânia, Bela Vista de Goiás, Bonfinópolis, Brazabrantes, Caldazinha, Caturaí, Goianápolis, Goianira, Guapó, Hidrolândia, Inhumas, Nerópolis, Nova Veneza, Santo Antônio de Goiás, Senador Canedo, Terezópolis de Goiás e Trindade.
Dentre as propostas de modernização já em vigor em algumas dessas cidades, tem-se: Meia Tarifa (R$ 2,15 por bilhete para quem transita por até 5 Km);
Cartão Família (pagamento de apenas uma passagem para levar até 6 pessoas da mesma família aos finais de semana e feriados); Bilhete Único (integração em até 2h30 pagando apenas uma passagem e sem precisar passar por terminai); Passe Livre do Trabalhador (empregador paga o vale-transporte com 20% de desconto e o trabalhador pode usar o mesmo bilhete até 8 vezes por dia).