Júlio Pontes
O governador de Goiás, Ronaldo Caiado, juntou-se a outros dois presidenciáveis no dia 28 de janeiro. Agora, ele, Ratinho Junior, do Paraná, e Eduardo Leite, do Rio Grande do Sul, compõem os quadros do PSD. Além dos três, Fábio Mitidieri (Sergipe), Raquel Lyra (Pernambuco), Marcos Rocha (Rondônia) completam o time de governadores do partido de Gilberto Kassab (SP).
Apesar dos nomes de peso entre seus novos correligionários, Caiado chega como a grande contratação do elenco. Dos seis, Ratinho e Mitidieri foram eleitos pelo PSD e são os veteranos no clube. Em 2025, juntaram-se a eles Lyra e Leite, que jogavam no PSDB. Para tentar frear as debandadas, os tucanos trocaram de cartola: Marconi Perillo, ex-governador de Goiás, deixou a presidência para dar espaço a Aécio Neves (MG).
Os dados abaixo mostram que dentre tantas estrelas no elenco, a chegada de Caiado foi a que despertou maior interesse da torcida. A comparação mostra as buscas pelos nomes dos governadores nas redes sociais assim que assinaram suas filiações no PSD.
AZUL – No gráfico, o primeiro pico em azul, em abril de 2025, o interesse por Caiado aumentou devido ao lançamento de sua pré-candidatura presidencial, em Salvador (BA). À época, ele ainda tinha contrato com o União Brasil. Em janeiro de 2026, a marca foi superada com sua filiação ao PSD.
Os primeiros picos de Raquel Lyra (em vermelho) e Eduardo Leite (em amarelo) também foram registrados logo nos dias subsequentes a suas filiações à legenda. Por fim, Marcos Rocha, o último reforço, despertou pouco interesse nacional. Talvez pelo fato de vir de Rondônia, um clube pequeno no cenário político brasileiro.
ENGAJAMENTO – O engajamento médio do governador Goiano nas 48 horas após a filiação também foi superior ao de seus novos correligionários. Ronaldo Caiado: 2,3%; Eduardo Leite: 0,57%; Raquel Lyra: 0,82%; Marcos Rocha: 2%. O fato de ter publicado um vídeo colaborativo com Ratinho e Leite ajuda nesta métrica. Afinal, os seguidores dos três receberam o conteúdo em suas timelines.
SEGUIDORES – Ainda em comparação com os recém-filiados, Caiado também foi quem mais ganhou seguidores no Instagram no dia da filiação. Ronaldo Caiado: 9,4 mil; Raquel Lyra: 1,5 mil; Eduardo Leite: 487; Marcos Rocha: 91.
No dia 28, o jornal O Tempo publicou um raio-x das redes dos presidenciáveis. Segundo o levantamento, Caiado cresceu 60,4%, enquanto Ratinho Junior registrou alta de 60.2% e Flávio Bolsonaro de 40%. Na sequência, Romeu Zema (31%); Tarcísio (19%) e Lula (9,7%).
DESAFIOS – Apesar do boom provocado pela filiação e do ótimo desempenho nas redes, Caiado ainda é desconhecido de boa parte do eleitorado naciional, o que dificulta suas aspirações. Para isso, passou a investir em anúncios e impulsionamentos nas redes sociais. Ainda assim, as pesquisas mostram pouco avanço em números de intenção de votos, o que pode dificultar suas aspirações eleitorais.
BOX 1 – ENGAJAMENTO 48 HORAS APÓS FILIAÇÃO NO PSD
Ronaldo Caiado (Goiás): 2,3%
Marcos Rocha (Rondônia): 2%
Raquel Lyra (Pernambuco): 0,82%
Eduardo Leite (Rio Grande do Sul): 0,57%
BOX 2 – Ganho de seguidores no Instagram no dia da filiação no PSD:
Ronaldo Caiado (Goiás): 9,4 mil
Raquel Lyra (Pernambuco): 1,5 mil
Eduardo Leite (Rio Grande do Sul): 487
Marcos Rocha (Rondônia): 91