O governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil), é o melhor avaliado entre os quatro chefes de Executivos estaduais considerados de direita com pretensões de disputar a presidência da República em 2026. É o que mostra uma pesquisa Genial/Quaest publicada nesta quinta-feira (11).
Pelo levantamento, Caiado tem uma aprovação de 86% da população do estado. Apenas 12% o reprovame 2% não souberam opinar ou não responderam. O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), é aprovado por 69% e reprovado por 29% dos paulistas.
Em Minas Gerais, Romeu Zema (Novo) tem sua gestão aprovada por 62% e rejeitada por 31% dos mineiros. Já no Paraná, Ratinho Júnior (PSD-PR), que também tem pretensões nacionais para 2026, recebe aprovação de 79% de seus conterrâneos e reprovação de outros 17%.
Lula – A Genial/Quaest também perguntou sobre o desempenho do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na avaliação de goianos, paulistas, mineiros e paranaenses. Em Goiás, o O petista é aprovado por 49% e desaprovado por 50% dos entrevistados. O cenário é semelhante ao resultado do Brasil, em que Lula alcança 51% de aprovação, enquanto 46% desaprovam sua gestão.
O instituto também perguntou sobre a economia do Brasil, do estado e em relação à situação financeira dos eleitores. Em Goiás, 41% dos entrevistados afirmaram que nos últimos 12 meses a própria situação financeira ficou igual, 30% disseram que piorou e 28% afirmaram que melhorou.
A Genial/Quaest entrevistou 1.127 eleitores goianos com 16 anos ou mais entre os dias 4 e 7 de abril. Os dados foram coletados por entrevista presencial por meio de aplicação de questionários estruturados. A margem de erro é de 2,9 pontos porcentuais. O nível de confiança é de 95%.