Conforme antecipou o Brasília Capital na edição da semana passada, o governador Ronaldo Caiado embarca na quinta-feira (2) para a China com uma comitiva de pelo menos 50 empresários e políticos, acompanhado da primeira-dama Gracinha Caiado.
O governador pretende fechar diversos convênios e atrair investimentos para Goiás, além de fazer parcerias com os chineses no mesmo nível que eles mantêm com o Brasil. A China é a principal parceira comercial internacional do estado.
Futuro promissor – Em 2022, os chineses foram responsáveis por 46,3% de todas as negociações de exportações feitas por Goiás. Segundo levantamento do Centro Empresarial Brasil-China (CEBC), o estado tem potencial para aumentar em cerca de 50% as exportações para a China nos próximos 10 anos.
E é exatamente olhando para este futuro que Caiado quer chegar na China. Os principais alvos do governador são o aumento da exportação de soja, carnes bovina, suína e de frango, além da troca de tecnologia em todas essas áreas. O chefe do Executivo goiano quer fechar acordo para trazer uma fábrica de carros elétricos para Catalão e uma de baterias que ainda não tem local definido.