Em seu retorno, na quarta-feira (15), o governador Ronaldo Caiado fez um balanço da viagem. Nos encontros com CEOs de empresas chinesas, ele garantiu acordos nas áreas de tecnologia, energia, infraestrutura e mobilidade. “Fechamos acordos que vão trazer para Goiás o que há de mais avançado em tecnologia e inovação em diversas áreas”.
Foram 16 encontros com representantes do governo chinês, empresários e uma universidade. ““Tivemos um avanço histórico. A missão foi extremamente produtiva, pois fechamos acordos que vão gerar emprego e renda e garantimos parcerias que vão promover a pesquisa e a inovação em Goiás”.
O saldo da viagem projeta Goiás para a vanguarda na América do Sul com a instalação da Chint Power, empresa do ramo de tecnologia para armazenamento, conversão e comercialização de energia que será instalada em Itumbiara.
Durante visita às instalações da CMOC, indústria da mineração e beneficiamento de nióbio e fosfato, na província de Henan, Caiado ponderou sobre a necessidade de ampliar a oferta do produto explorado nos municípios de Catalão e Ouvidor. “Demonstramos o interesse para que Goiás seja autossuficiente nesta oferta. A projeção é chegarmos a R$ 3 bilhões de investimentos.O governador ainda esteve na sede da Weichai Group, topo do ranking em produção de motores elétricos, que também deve montar uma fábrica no estado. Ainda com ênfase em viabilizar melhorias para mobilidade, a comitiva esteve em Shenzhen para visita técnica à sede da BYD, maior fabricante de veículos elétricos do mundo.