A redução da dívida estadual e a manutenção dos benefícios ao aderir ao Plano de Pleno Pagamento de Dívidas dos Estados (Propag). Estas foram as duas principais reivindicações apresentadas pelo governador Ronaldo Caiado durante audiência com o ministro da Economia, Fernando Haddad, na quarta-feira (17).
Durante entrevista à imprensa, Caiado disse que também discutiu os avanços econômicos de Goiás e as perspectivas para o futuro próximo. E que detalhou ao ministro a situação financeira do estado, tanto durante seu primeiro mandato quanto na metade do segundo.
O governador destacou, ainda, os progressos de Goiás dentro do Regime de Recuperação Fiscal (RRF), além da meta de sair do RRF até 2027, permitindo que o estado possa sustentar suas obrigações financeiras de forma independente.
Caiado mostrou otimismo quanto aos resultados do encontro. “O saldo foi positivo e esperamos progredir ainda mais neste segundo semestre, pois os estados dependem urgentemente dessas renegociações já para 2024”, explicou.
“Apresentamos algumas demandas para que Goiás, que já alcançou um equilíbrio fiscal avançado, possa ter um limite de gastos mais flexível, permitindo investimentos contínuos em educação, saúde e programas sociais”, completou Caiado.