A coordenadora pedagógica da Escola Classe 19, Chelon Cristina Veríssimo, a professora do 4ºano, Dirce Souza de Queiroz, e João Pedro Pereira Rocha – Foto: Divulgação
Da Redação
O projeto Café com Literatura e Sociedade encerrou suas atividades de 2022 com oficinas culturais nos meses de novembro e dezembro na Escola Classe 19 de Taguatinga, envolvendo um público de 70 estudantes.
“Um dos objetivos do projeto é fomentar o debate mediante minicursos, rodas de conversas com acadêmicos e o desenvolvimento de oficinas em escolas públicas de Taguatinga”, diz o coordenador, professor João Pedro Rocha, secretário-geral da Academia Taguatinguense de Letras (ATL).
“Durante o ano, tivemos mais de mil inscritos nas palestras e minicursos oferecidos pelo projeto, todos ministrados por professores, escritores e mestres em literatura sobre eixos temáticos importantes como gênero, raça, etnia, memória e história”, ressalta João Pedro.
Oficina sobre a importância da leitura, com a participação de alunos da Escola Classe 19 de Taguatinga – Foto: Divulgação
Ele lembra que a parceria com o Programa de Pós-Graduação em Literatura da Universidade de Brasília (PósLit/UnB) enriqueceu a programação e atraiu pesquisadores, escritores, estudantes universitários e professores da educação básica e superior, dinamizando o projeto, até então desenvolvido de forma online.
Mas as oficinas nas escolas são realizadas presencialmente e a meta é que elas voltem em 2023. “Com as oficinas e os minicursos temos a oportunidade de apresentar, para leitores e futuros leitores, a literatura produzida no Distrito Federal, com foco em obras e escritores de Taguatinga ligados à ATL”.
Café com Literatura e Sociedade foi criado em 2020 e é apoiado pelo Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal (FAC-DF). Suas atividades são desenvolvidas em parceria com a ATL.