Adriano, Fábio e Sueli; Renata e Jorge; Karina, Aparecido e Gleyston; Sthenyo e Itevaldo; Eluiza, Ivana, Neide, Edione. Estas são algumas das estrelas do vídeo comemorativo dos 51 anos da Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb).
O elenco de anônimos do filme de 3 minutos faz parte do time de 2.200 colaboradores da empresa que há mais de meio século presta serviços essenciais para a população, como o abastecimento de água e coleta e tratamento de esgotos.
E em época de calamidade, como na atual pandemia causada pelo novo coronavírus, o saneamento básico torna-se uma garantia de saúde pública. Neste aspecto, a população de Brasília sente-se tranquila, como confirmam os altos índices de satisfação com o trabalho prestado pela Caesb.
Fique em casa – Ao completar 51 anos nesta quarta-feira (8), a empresa trocou a festa por uma campanha de conscientização da população, colocando a saúde em primeiro lugar. “Por você e para você, a Caesb não para. Fique em casa por nós”, dizem os colaboradores, no papel de atores, apelando para que as pessoas evitem aglomerações. “Abraços, apertos de mão e comemorações vão ter que esperar”, orientam.
A decisão de produzir o vídeo foi da diretoria da Companhia, para não deixar a data passar em branco. Ao mesmo tempo, a empresa aproveitou para homenagear os funcionários. “A Caesb não pode parar. E isso só é possível graças ao trabalho de cada um deles”, diz a secretária-geral Cláudia Marques.
Prestação de serviços
Desde 15 de março, a Caesb cumpre rigorosamente os atos normativos decretados pelo governador Ibaneis Rocha e, a partir do dia 23 do mesmo mês implementou o regime de teletrabalho em algumas unidades. Na sede da empresa, a presidência, secretaria-geral, diretorias, Ouvidoria, Comunicação Social e outras áreas adotaram um revezamento presencial para não interromper os serviços essenciais prestados à população.
O atendimento ao público está suspenso nos escritórios regionais para evitar aglomeração de pessoas, mas continua sendo prestado de forma ininterrupta nos meios virtuais, como site, aplicativo de celular e Central de Relacionamento com o Cliente, pelo número 115. As operações continuam funcionando normalmente nas Estações de Tratamento de Água (ETA) e de Esgoto (ETE).
A Caesb atende 2,59 milhões de pessoas com serviços de abastecimento de água e 2,45 milhões com serviços de esgotamento sanitário. No último ano, foram implementadas 30 mil ligações de água e esgoto no DF. Atualmente, são 686.512 pontos de água e 586.039 de esgoto.
Isso significa que 99% da população é atendida com água de qualidade. Em relação ao esgoto, 89,28% são coletados e 100% tratados. A empresa tem nível de atendimento excelente, segundo avaliação de Desempenho da Prestação dos Serviços de Abastecimento de Água e Esgotamento Sanitário do DF, publicada anualmente pela Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa).