Nova pesquisa do Ministério do Turismo mostra que aumentou o número de brasileiros que passaram a preferir viajar pelo Brasil do que ir ao exterior, ou seja, sete em cada dez brasileiros pretendem visitar alguma cidade brasileira nos próximos meses. É o que revela a Sondagem do Consumidor, realizada em julho. A preferência pelo turismo nacional foi demonstrada por 73,3% dos entrevistados, o que representa uma alta em relação à sondagem de um ano atrás (70,9%).
- Advertisement -
O brasiliense tem o mesmo comportamento detectado pela pesquisa do ministério. “Muitas famílias do Distrito Federal já reservam seus pacotes de viagens para este segundo semestre e a maioria busca destinos nacionais. Houve um acréscimo entre 3% e 5% de pessoas decidindo pelo turismo no Brasil”, diz o presidente da ABAV-DF (Associação das Agências de Viagens do Distrito Federal), Carlos Vieira.
Segundo Carlos Vieira, a instabilidade do dólar em relação ao Real é a principal motivação das pessoas em optar pelo turismo nacional. “Mas, mesmo assim, no Distrito Federal ainda há uma boa procura por destinos no exterior. Nesse caso, o comprador está reduzindo os gastos previstos na viagem, mas mantém vivo o desejo de ir ao exterior”, diz.
Segundo o Ministério do Turismo, o indicador de junho compreende os dois meses de maior concentração de viagens no Brasil – julho (12,1%) e dezembro (18,8%). O Nordeste e o Sudeste são as regiões preferidas para 43,2% e 26,2% dos entrevistados, respectivamente.
O boletim consulta dois mil moradores das sete capitais que, juntas, representam cerca de 70% do fluxo turístico do país: Belo Horizonte, Brasília, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo.
Leia mais:
Cidade brasileira está entre as 9 mais bem planejadas do mundo
Confira os melhores destinos próximos ao DF para descansar e badalar