Pela primeira vez em mais de 20 anos, Brasília será a sede da Abav Expo, a maior feira turística da América Latina. Promovida pela Associação Brasileira de Agências de Viagens (Abav Nacional), a 51ª edição do evento acontecerá entre os dias 26 e 28 de setembro no Centro Internacional de Convenções de Brasília (CICB), com apoio do Governo do Distrito Federal (GDF).
A abertura do evento ocorreu no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, com a presença de diversas autoridades, incluindo o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha. Durante a cerimônia, o grupo Candle Light apresentou uma seleção de músicas de artistas que projetaram Brasília mundialmente, como Legião Urbana, Capital Inicial, Zélia Duncan e Cássia Eller.
O governador comemorou o retorno da feira, que espera atrair 30 mil visitantes e movimentar cerca de R$ 30 milhões na economia local. Ele ressaltou o potencial turístico da cidade: “Foi um grande investimento do Distrito Federal para trazer este evento, que inicialmente estava previsto para o Rio de Janeiro. Através da Secretaria de Turismo, demonstramos toda a capacidade do DF no setor”, afirmou.
Ibaneis Rocha também destacou os esforços do GDF para fomentar o turismo desde 2019, resultando em um aumento de 30% no número de visitantes na cidade. Ele mencionou a redução do ICMS sobre combustíveis de aeronaves de 12% para 7% como uma medida crucial para a retomada dos voos internacionais, além do stopover de três dias sem custo adicional para os passageiros. “Estamos implementando várias iniciativas, com grandes shows internacionais e nacionais, além do retorno do futebol. Neste final de semana, teremos dois jogos do Campeonato Brasileiro e, em outubro, um jogo da Seleção Brasileira. Estamos firmes no trabalho”, concluiu.