Brasília recebeu a confirmação de mais um grande evento. Museu a céu aberto das obras de Oscar Niemeyer, a capital do país será a sede, de 17 a 21 de abril de 2017, do XXI Congresso Brasileiro de Arquitetos. O evento será realizado no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, com uma movimentação prevista de R$ 21 milhões em serviços e no comércio da cidade. Organizado pelo Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB), tem público estimado de seis mil pessoas.
- Advertisement -
No ano do Congresso, Brasília comemora três marcos: 30 anos do reconhecimento como Patrimônio Cultural da Humanidade pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco); 110 anos do nascimento de Oscar Niemeyer; e 60 anos do lançamento do edital de construção de Brasília pela Companhia da Nova Capital (Novacap).
Unanimidade – O presidente do Instituto de Arquitetos do Brasil no Distrito Federal (IAB-DF), Thiago de Andrade, destaca a importância da capital do país em ser sede do mais respeitável congresso de arquitetos brasileiros: “Fomos escolhidos por todas as outras unidades da Federação. Isso prova o potencial da capital em realizar grandes eventos e da relevância da cidade em abrigar obras históricas de Niemeyer e Lúcio Costa.”
“Para os arquitetos, o destino é, acima de tudo, um aprendizado e Brasília tem muito a oferecer”, afirma o coordenador da Coordenadoria de Turismo e Eventos da Secretaria de Turismo e Projetos Especiais do Distrito Federal, Geraldo Bentes. Durante a Copa do Mundo, a capital federal foi a cidade-sede mais bem avaliada pelos turistas, o que tem despertado ainda mais o interesse em conhecê-la.
Utilizado com sucesso na Copa das Confederações e na Copa do Mundo, o Estádio Mané Garrincha será um dos atrativos do Congresso. “Somos fortes em eventos, pois temos estrutura, e ainda somos destaque na área de arquitetura”, ressalta Bentes. Desde a sua inauguração, em maio de 2013, a arena brasiliense já sediou 61 eventos, atraindo um público de 1,5 milhão. Para 2016, o Mané será palco de partidas de futebol masculino e feminino dos Jogos Olímpicos.
Agenda cheia – O XXI Congresso Brasileiro de Arquitetos reforça a agenda da capital do país. De acordo com a Embratur, no ranking de captação de eventos, Brasília está atrás apenas de São Paulo e Rio de Janeiro. Até 2019, os eventos agendados vão trazer para a cidade mais de 100 mil pessoas, com previsão de movimentar R$ 1,3 bilhão na economia local.
No ano que vem, Brasília será a capital da Fórmula Indy recebendo a única etapa da modalidade fora da América do Norte. Em 2016, a capital se transforma em cidade olímpica. O estádio Mané Garrincha será palco de partidas do futebol feminino e masculino das Olimpíadas. Estão confirmados, também, o Fórum Mundial das Águas, em 2018, e a Universíade, em 2019, terceiro maior evento esportivo do mundo, com a participação de mais de 12 mil atletas.
- Advertisement -
Serviço:
XXI Congresso Brasileiro de Arquitetos
Data: De 17 a 21 de abril de 2017
Local: Centro de Convenções Ulysses Guimarães