Márcia Turcato
No mês do aniversário de Brasília, o fotógrafo João Paulo Barbosa faz uma homenagem à capital com uma exposição de 20 fotos. O acervo pode ser visto e adquirido no Mané Mercado, um dos locais de referência da cidade, já incorporado ao gosto do brasiliense. A exposição fica em cartaz até 30 de abril. Para ter uma obra exclusiva e já colocada na moldura, o valor oscila de R$ 750 a R$ 2.700, dependendo do tamanho do quadro.
João Paulo tem 49 anos, é formado em História pela UnB e combina o conhecimento acadêmico com atividades de fotografia, escalada, navegação, organização de expedições antárticas ou para qualquer outro canto do planeta onde a curiosidade possa provocá-lo. Atualmente, vive em São Paulo, mas retorna no mínimo duas vezes por ano a Brasília para visitar os pais, fazer palestras sobre fotografia e sobre seu mais recente trabalho, a documentação fotográfica do degelo em altas montanhas do planeta. “Brasília me encanta. Amo esta cidade. Foi aqui que eu me preparei para conhecer o mundo”, diz João Paulo.
Quem é?
João Paulo já trabalhou como pesquisador convidado da Faculdade de Educação da UnB e foi curador do Museu Virtual de Ciência e Tecnologia. Desde 1999, promove cursos, palestras e expedições ao redor do mundo. Seu trabalho foi premiado, exibido e publicado em cerca de 50 países e reconhecido pela National Geographic Society (EUA, Alemanha e Itália), Smithsonian Institution (EUA), Bruckmann (Alemanha), Banff Centre (Canadá), CICI (Coreia do Sul), The Guardian (Inglaterra), Glénat (França), Patagon Journal (Chile) e ICMBio, WWF e Greenpeace no Brasil, entre outros. Suas fotos fazem parte de coleções particulares e de acervos como o National Museum of the American Indian, em Washington DC, Museu de Fotografia de Fortaleza (Ceará), Instituto Moreira Salles, Itamaraty e Memorial dos Povos Indígenas.
Desde 2011, João Paulo faz viagens rotineiras à Antártica e atualmente está dedicado à documentação fotográfica e histórica das zonas frias do planeta para registrar as alterações provocadas pela ação humana. Tem 10 livros publicados. O último é ‘Caminhos Imprevisíveis’, edição limitada, onde ele diz: “Se eu tivesse que ter apenas um livro, teria um Atlas”.
Conheça o trabalho de João Paulo nos perfis do Instagram: