Ir para o conteúdo
  • Política
  • Cidades
  • Brasil
  • Esporte
  • Entorno
  • Pelaí
  • Versão impressa
  • Política
  • Cidades
  • Brasil
  • Esporte
  • Entorno
  • Pelaí
  • Versão impressa
Facebook X-twitter Instagram
  • Política
  • Cidades
  • Brasil
  • Esporte
  • Entorno
  • Pelaí
  • Versão impressa
  • Política
  • Cidades
  • Brasil
  • Esporte
  • Entorno
  • Pelaí
  • Versão impressa

Crônica

Brasília continua refém da criminalidade

  • Fernando Pinto
  • 15/12/2017
  • 17:38

Compartilhe:

Sem dúvida alguma que a violência é chocante: mas corolários de assassinatos publicados três dias consecutivos nas primeiras páginas do Correio Braziliense, é de estarrecer e meter medo em qualquer valentão. Eis as manchetes, por ordem de edição: \”Aluno da UnB morre após ser esfaqueado em assalto\”, \”Morte expõe falta de segurança no centro do poder em Brasília\”, \”Vizinho mata pai e filho no condomínio\”.

No primeiro caso, a vítima foi Arlon Fernando da Silva, 29, doutorando em Física, que veio de Curitiba para tirar seu diploma na UnB, e que morreu esfaqueado quando trafegava em sua bicicleta em pleno Eixo Monumental, na noite de quinta-feira, 7. Depois de atacá-lo a facadas, o assaltante fugiu montado no veículo que acabara de roubar, sem deixar qualquer pista à polícia que continua às escuras, tal qual o trecho mal iluminado da ciclovia onde ocorreu o assassinato.

No que se refere à segunda manchete, caracterizando a insegurança da população, moradores e comerciantes das imediações onde o estudante da UnB foi morto por causa de uma bicicleta reclamam da rotina de assaltos no SIG e no Sudoeste. Ceilândia e Taguatinga também não dormem, com receio dos bandidos.

Quanto à manchete sobre a briga de vizinhos, o fato ocorreu entre dois moradores dos lotes 21 e 23 do Condomínio Estância Quintas da Alvorada. E o mais surpreendente foi o móvel do crime, simplesmente uma lixeira coletiva.

O que poderia ser apenas desentendimento terminou com duas mortes: Anderson Ferreira de Aguiar, 49, e Rafael Macedo de Aguiar, 21, pai e filho, foram alvejados por sete tiros de pistola, disparados por Roney Ramalho, 43. Felizmente, o assassino foi preso quando se encontrava num bar das proximidades.

Mais uma vez, volto ao assunto: se a pena de morte existisse no Brasil – a exemplo dos Estados Unidos, país democrático em que 33 dos 50 Estados, incluindo Nova York, têm pena capital. E como perguntar faz parte da profissão de repórter, insisto: é possível acabar com assassinatos a céu aberto? Afirmo que sim, caso haja leis de forca ou cadeira elétrica.

E dou exemplo histórico: o então prefeito de NY, Rudolf Giuliane, 1994/2002, pulverizou a criminalidade nas ruas da maior cidade do mundo simplesmente com a campanha Tolerância Zero, do que, aliás, Brasília está precisando, urgentemente!

Compartilhe essa notícia:

Picture of Fernando Pinto

Fernando Pinto

Colunas

Orlando Pontes

O peso de Cármen Lúcia na eleição do DF

Caroline Romeiro

O desafio da perda de peso sustentável

José Matos

O despertar espiritual

Júlio Miragaya

A OTAN vai defender a Groenlândia dos EUA?

Tesandro Vilela

Quando a IA copia quem você ama

Júlio Pontes

Os calos nos pés de Nikolas Ferreira

Últimas Notícias

Perícia aponta falha nos freios da Ranger V6. Ford nega

23 de janeiro de 2026

PSB e Cidadania pedem impeachment de Ibaneis

23 de janeiro de 2026

PF cumpre mandados no Rio por fraudes financeiras

23 de janeiro de 2026

Marcha bolsonarista confronta STF

23 de janeiro de 2026

Newsletter

Siga-nos

Facebook X-twitter Instagram

Sobre

  • Anuncie Aqui
  • Fale Conosco
  • Politica de Privacidade
  • Versão impressa
  • Expediente
  • Anuncie Aqui
  • Fale Conosco
  • Politica de Privacidade
  • Versão impressa
  • Expediente

Blogs

  • TV BSB Notícias
  • Pelaí
  • Nutrição
  • Chico Sant’Anna
  • Espiritualidade
  • TV BSB Notícias
  • Pelaí
  • Nutrição
  • Chico Sant’Anna
  • Espiritualidade

Colunas

  • Geral
  • Política
  • Cidades
  • Brasil
  • Esporte
  • Geral
  • Política
  • Cidades
  • Brasil
  • Esporte
Facebook X-twitter Instagram
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso

© Copyright 2011-2025 Brasília Capital Produtora e Editora de Jornais e Revistas LTDA.