A 17ª rodada do Brasileirão teve de tudo, do jeito que o torcedor se habituou em 2023: muitos gols, estádios cheios, polêmicas de arbitragem e até agressão a jogador. E claro, não poderia faltar a vitória do líder Botafogo.
O Glorioso goleou o Coritiba por 4×1 e somou mais três pontos. Tiquinho Soares deixou dois e é o artilheiro isolado do torneio nacional com 13 gols. Já o Coxa, que fez o gol de honra em uma pintura de Bruno Gomes, emitiu nota oficial classificando a atuação da arbitragem como “desastrosa”. Isso porque, segundo o clube, o VAR errou ao assinalar falta no início da jogada que deu origem ao que seria o segundo gol dos paranaenses.
Fora de casa, o Grêmio arrancou o empate diante do Goiás (1×1), com gol nos acréscimos da segunda etapa. Com o resultado, os gaúchos caíram para a quarta posição na tabela. Quem se aproveitou do tropeço tricolor foi o Palmeiras, que atropelou o América-MG, em Belo Horizonte, pelo placar de 4×1 e assumiu o terceiro lugar.
O agora vice-líder Flamengo contou com a maestria de Arrascaeta para virar o jogo sobre o Atlético-MG. Marcou um gol de falta e deu assistência para o gol de Wesley, que garantiu o triunfo de 2×1. Mas o que seria uma noite de festa no sábado (29) virou caso de polícia. No vestiário rubro-negro, após os 90 minutos, o atacante Pedro foi agredido pelo preparador físico Pablo Hernández. O jogador fez boletim de ocorrência na capital mineira e realizou exame de corpo de delito. No domingo (30), o clube carioca demitiu o funcionário e optou por manter o argentino Sampaoli no comando técnico.
Em momento instável no campeonato, o Fortaleza sofreu sua terceira derrota seguida: 3×0 para o Bragantino. Outro que segue em situação delicadíssima é o Vasco, que permanece na lanterna depois de perder por 3×1 diante do Corinthians. No caminho inverso está o Cuiabá, que bateu o Inter, de virada, em Porto Alegre. O Dourado está em nono lugar e não perde há cinco partidas.
Na Arena da Baixada, o Athletico-PR perdeu a chance de encostar no G4 ao empatar com o Cruzeiro, em 3×3. Enquanto no Maracanã, o gol solitário de Germán Cano deu a vitória ao Flu no duelo contra o Santos. No único confronto da rodada sem gols, São Paulo e Bahia somaram um ponto cada.