Segue o vice porque o líder disparou! O Botafogo venceu o Grêmio por 2×0, fora de casa, e agora é dono da melhor campanha da era dos pontos corridos após 14 rodadas: 12 vitórias e duas derrotas. De quebra, ainda abriu 10 pontos para o Flamengo, que assumiu a segunda colocação com o empate por 1×1 diante do Palmeiras. Para os rubro-negros, dois lances prejudicaram o time: um pênalti ignorado sobre Éverton Ribeiro e um pisão do zagueiro Luan em Bruno Henrique.
Do lado do Imortal, o técnico Renato Gaúcho reclamou de um pênalti não marcado sobre o atacante Bitello e direcionou as críticas ao presidente da Comissão de Arbitragem da CBF, Wilson Seneme. “Quero saber, Seneme, se você pode me explicar se o pênalti de hoje é pênalti ou não é. Explica pra mim. Chega de defender a arbitragem. Os árbitros brasileiros são muito bons, mas eles têm a máquina que se chama VAR. O VAR vem pra corrigir, e eu não tenho visto isso”, cobrou.
No Maracanã, o Fluminense somou mais três pontos e acabou com a invencibilidade de dez partidas do Internacional: 2×0. Já o Bragantino, que estava 100% após a Data Fifa, ficou no 0x0 na reestreia de Alexandre Pato pelo São Paulo.
Com gol de Yago Pikachu, o Fortaleza derrotou o Athletico-PR e subiu para a sétima posição na tabela. Logo atrás vem o Cruzeiro, que passou pelo Vasco e ampliou a crise em São Januário. Sem vitória desde que Felipão assumiu o comando técnico, o Atlético-MG perdeu em casa para o Corinthians – quatro pontos separam o Timão da zona da degola.
Outro que somou um pontinho importante na luta contra o rebaixamento foi o Bahia: 1×1, fora de casa, diante do Cuiabá. Em duelo com sete gols, o Santos superou o Goiás, por 4×3, com gol nos acréscimos. O Esmeraldino protestou por conta do pênalti marcado a favor do Peixe, mesmo após consulta do árbitro ao VAR.
“Isso é um escândalo. O que aconteceu aqui hoje não tem outro nome. Mais um capítulo desastroso do futebol brasileiro. Um futebol sem credibilidade, um futebol que está esfacelado e que tem tragédias anunciadas em todas as rodadas, como a que sofremos em São Januário. Isso deixa a gente cada vez mais enojado com o que se tornou o futebol brasileiro. Você, Seneme, é o responsável. Avisado, você foi”, condenou o vice-presidente de futebol do Goiás, Harlei Menezes.
Pela primeira vez no campeonato, o Coritiba conseguiu duas vitórias seguidas ao virar o jogo sobre o América-MG: 3×1. Lanterna com apenas nove pontos, o time mineiro é mais um que promete ir à CBF para reclamar de um “pênalti inexistente” marcado para o Coxa. Em nota oficial, o Coelho afirmou que foi prejudicado “mais uma vez” por “equívocos e falta de critério da arbitragem”.