O Brasil tem os piores políticos do mundo, segundo o Fórum Econômico Mundial, que reúne a elite global em seu encontro anual em Davos. Os dados são do Índice de Competitividade Global, divulgado nesta terça-feira (26).
No sub-item \”Confiança do público nos políticos\”, o Brasil aparece na 137ª posição, o último lugar, já que são 137 os países que compõem o Índice. As informações são do colunista Clóvis Rossi, da Folha de S.Paulo.
Apesar dessa vergonhosa colocação, o Brasil melhorou 11 posições no quesito \”instituições\”, um dos 12 pilares que são medidos pelo Fórum e do qual a confiança nos políticos é um sub-item.
Melhora que, segundo o relatório que acompanha o ranking, se deve pelo menos em parte à Operação Lava Jato. Não deixa de ser um desmentido aos comentários interessados feitos discreta e marotamente por acusados e seus defensores de que a Lava Jato prejudica a economia, ao atingir grandes empresas e seus principais executivos.
Melhorar nesse quesito significa muito pouco, no entanto. Mesmo subindo 11 posições, o Brasil fica em 109º lugar no pilar \”instituições\”, sempre entre 137 países. Ou seja, há apenas 28 países com instituições menos favoráveis à competitividade do que o Brasil.
No conjunto do ranking, o Brasil ocupa a 80ª posição, na metade de baixo da tabela.