Neste sábado acontece em todo o país o Dia D+1 de combate à dengue e à febre chikungunya. Todas as autoridades e cidadão estão convocados para realizar mobilização popular, mutirões de limpeza urbana e atividades para realizar o diagnóstico e tratamento das doenças.
O governador Rodrigo Rollemberg participará, neste sábado (7) da mobilização nacional, coordenada pelo Ministério da Saúde, que será realizada em Valparaíso (GO), a partir das 9h30. O evento também contará com a presença dos secretários de Saúde do DF e de Goiás, João Batista de Sousa e Leonardo Vilela, respectivamente; da prefeita de Valparaíso, Lucimar Nascimento; e do secretário municipal de Saúde de Valparaíso, Walter Mattos.
- Advertisement -
Em dezembro de 2014, o Brasil foi mobilizado em um Dia D contra a dengue e a febre chikungunya. As notificações de casos de dengue cresceram 49% em janeiro, em relação a 2014 e, neste mês de fevereiro, mais uma ação nacional busca conscientizar a população da necessidade de combater os criadouros do mosquito Aedes Aegypti, que transmite as duas doenças e se desenvolvem, principalmente, em água limpa e parada.
Além de anunciar a mobilização, o ministro da Saúde, Arthur Chioro, vai orientar população e gestores sobre como evitar a proliferação dos mosquitos causadores das doenças e alertar sobre a gravidade das enfermidades. Para a campanha, o Ministério da Saúde repassou, em janeiro, mais R$150 milhões aos estados e municípios.