O Brasil encerrou os Jogos Pan-Americanos neste domingo (5) com 66 ouros, 73 pratas e 66 bronzes. As 205 medalhas conquistadas em Santiago, no Chile, fazem da campanha verde e amarela a melhor da história em uma única edição da competição esportiva.
O segundo lugar geral no Pan, atrás apenas dos Estados Unidos, carimbou 40 vagas brasileiras para os Jogos Olímpicos de Paris-2024. O resultado superou as expectativas do Comitê Olímpico Brasileiro (COB).
“Estou muito satisfeito com o desempenho brasileiro nos Jogos Pan-Americanos. Me enche de orgulho ver que hoje somos respeitados e estamos no lugar que merecemos no quadro de medalhas. Que o exemplo de nossos atletas alcance ainda mais a juventude brasileira, para que percebam os benefícios de uma vida pautada pelos valores olímpicos”, ressaltou o presidente do COB, Paulo Wanderley.
Muito do novo recorde estabelecido pelo Brasil se deve ao desempenho das mulheres. Do total de 66 ouros, elas ganharam 33, enquanto os homens subiram ao lugar mais alto do pódio em 29 oportunidades – além de quatro medalhas douradas em disputas mistas.
Não por acaso, são três mulheres as maiores medalhistas de toda a delegação brasileira, com cinco pódios no total. Bárbara Domingos, da ginástica rítmica, levou três ouros e duas pratas, enquanto a nadadora Stephanie Balduccini volta para casa com um ouro, três pratas e um bronze. Atleta da ginástica artística, Flávia Saraiva fecha o top-3 com quatro medalhas de prata e uma de bronze.