A cefaleia (dor de cabeça) e a enxaqueca afetam milhões de pessoas em todo o mundo, impactando negativamente a qualidade de vida e a produtividade. Mas, o uso da toxina botulínica nesses tratamentos tem mudado a Neurologia.
Vários estudos científicos demonstram que a toxina botulínica é eficaz na redução da frequência, intensidade e duração das crises de cefaleias e enxaquecas, reduzindo em até 50% o número de dias e intensidade da dor de cabeça em pacientes crônicos.
O protocolo Phase III Research Evaluating Migraine Prophylaxis Therapy (Preempt) é um estudo clínico realizado para avaliar a eficácia e a segurança do uso de botox no tratamento da enxaqueca crônica.
A pesquisa consiste em dois estudos clínicos randomizados, duplo-cegos e controlados por placebo, envolvendo pacientes que sofriam de enxaqueca crônica. O protocolo estabeleceu a eficácia do botox como uma opção terapêutica para essa condição.
Paralisia cerebral – A neurologista e especialista em doenças do neurodesenvolvimento e no uso de toxina botulínica na Neurologia Gladyz Arnez explica que. geralmente, o protocolo Preempt envolve a aplicação de múltiplas injeções de botox em pontos estratégicos da cabeça e do pescoço a cada 12 semanas. O objetivo é prevenir o surgimento das crises de enxaqueca.
“A toxina botulínica é uma ferramenta poderosa no combate à dor de cabeça e à enxaqueca. É um tratamento seguro e eficaz que pode melhorar a qualidade de vida dos pacientes”, afirma Arnez.
A médica também usa a toxina para tratamentos de paralisia cerebral. “É importante ressaltar que o uso de botox para o tratamento da enxaqueca crônica deve ser feito por profissionais de saúde qualificados e sob prescrição médica, uma vez que o procedimento envolve a aplicação de uma substância neurotóxica”, ressalta a doutora.
Benefícios
Enxaqueca Crônica: Redução da frequência e intensidade das crises (quem sente mais de 15 dias de dor de cabeça por mês). Também pode ser usado para tratar dores de cabeça tensionais e dores de cabeça em salvas.
Cefaleias tensionais: Alívio da dor e redução da frequência.
Outras dores de cabeça: A toxina botulínica pode ser usada para tratar outros tipos de dores de cabeça, como as cervicogênicas e dores de cabeça em salvas.
Efeitos colaterais: Os riscos da toxina botulínica são geralmente leves e transitórios, como:
• Dor no local da injeção Inchaço
• Rosto vermelho
• Dor de cabeça
• Náusea
• Em casos raros, reação alérgica
Procedimento
A toxina botulínica atua bloqueando a liberação de neurotransmissores que contribuem para a dor, como a serotonina e a calcitonina gene-related peptide (CGRP) e pode ajudar a relaxar os músculos da face e do pescoço, que podem estar envolvidos na dor de cabeça. O botox atua bloqueando a liberação de acetilcolina, relaxando os músculos da face e da cabeça, reduzindo a dor e a frequência das crises.
A aplicação é segura e eficaz.
A toxina botulínica é aplicada em pontos específicos da cabeça, ombros e pescoço. O procedimento é feito em consultório e leva cerca de 30 minutos. A duração dos efeitos do procedimento é de, em média, três meses.