Após passar por dois confrontos eliminatórios, o Botafogo estreia nesta terça-feira (14) pela fase de grupos da Copa Libertadores, contra o Estudiantes-ARG, no estádio Nilton Santos. Os alvinegros vão tentar iniciar a busca pela classificação para as oitavas de final da principal competição sul-americana da temporada.
Para esta partida, o técnico Jair Ventura espera que o Botafogo repita as atuações na Pré-Libertadores. O comandante alvinegro pregou tranquilidade para sair de campo com a vitória para largar bem no Grupo 1, que ainda tem Atlético Nacional-COL, atual campeão do torneio, e Barcelona de Guayaquil-EQU.
“Temos que ter um equilíbrio. Pensar em vencer, mas sabendo que temos 90 minutos para isso. O importante é fazer valer o fator casa. Buscar a vitória, mas de maneira organizada. Este é o nosso time. Organizado, mesmo sofrendo gols. É uma equipe que vai lutar sempre até o último minuto. Podemos ganhar ou perder, mas quando você aumenta sua intensidade tem mais chances de vencer. Esta é a nossa cara”, disse.
Para esta partida, o Botafogo tem um desfalque certo: o lateral direito Jonas sofreu um entorse no joelho e vai precisar fazer uma cirurgia. No entanto, Jair Ventura não quis adiantar quem será seu substituto. A tendência é a de que o zagueiro Marcelo seja improvisado no setor, assim como fez contra o Olímpia-PAR.
FICHA TÉCNICA:
BOTAFOGO X ESTUDIANTES-ARG
Local: estádio Nilton Santos, no Rio de Janeiro (RJ)
Data: 14 de março de 2017, terça-feira
Hora: 21h (de Brasília)
Árbitro: Jonathan Fuentes (Uruguai)
BOTAFOGO: Gatito Fernández; Marcelo, Joel Carli, Emerson Santos e Victor Luís; Airton, Bruno Silva, Camilo e Montillo; Rodrigo Pimpão e Roger.
Técnico: Jair Ventura
ESTUDIANTES: Andújar; Sánchez, Schunke, Desábato e Dubarbier; Solari, Ascacibar, Damonte e Rodríguez; Otero e Viatri
Técnico: Nelson Vivas
Mais tarde, a outra partida do Grupo 1, entre Barcelona de Guayaquil-EQU e Atlético Nacional-COL, acontece no Equador. Os donos da casa terão pela frente o atual campeão da competição.
Enquanto o Barcelona vem empolgado após a conquista do título nacional, os colombianos buscam mais uma temporada de sucesso. No entanto, o Atlético Nacional vem sem muitos dos destaques da equipe no ano passado, principalmente negociados com times brasileiros.
O técnico colombiano Reinaldo Rueda prevê um confronto complicado para o Atlético Nacional: “O Barcelona manteve a estrutura da equipe da temporada passada e contratou reforços. Além disso, eles jogam com muita intensidade diante de sua torcida”, disse.