O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) divulgou, nesta quinta-feira (18), dados sobre a concessão de crédito desde o início de 2024 para as indústrias farmoquímica e farmacêutica. Ao todo, foram R$ 2 bilhões em apenas seis meses, um recorde de aprovações. Para se ter ideia, esse valor representa o maior montante aprovado em um único ano desde 1995.
“Os valores aprovados em 2024 superam em 32% o total do ano de 2023 (R$ 1,4 bilhão) e correspondem a 16% do apoio total fornecido pelo BNDES ao setor ao longo de 30 anos. Com esse suporte, as indústrias estão desenvolvendo novos medicamentos, associações farmacêuticas inovadoras (que facilitam a absorção e administração), vacinas, estabelecendo centros de pesquisa e desenvolvimento, além de adquirir máquinas e equipamentos”, informou o BNDES.
A instituição também destacou que o aumento das aprovações está relacionado à retomada dos investimentos em setores industriais estratégicos. Em janeiro, o governo federal lançou o Programa Nova Indústria Brasil (NIB) com o objetivo de impulsionar o setor produtivo, promovendo o desenvolvimento nacional e revertendo um cenário histórico de desindustrialização do país.
O NIB envolve a integração de diversos instrumentos estatais, incluindo linhas de crédito específicas, recursos não reembolsáveis, medidas regulatórias e de propriedade intelectual, além de uma política de obras públicas e compras governamentais.