Biomassa de banana verde

mmPor ,15/03/2015 às 17:02, Atualizado em 15/03/2015 às 17:02

A biomassa de banana verde é uma fonte importante de amido resistente, um tipo de amido associado aos resíduos da hidrólise do amido que não são absorvidos pelo intestino delgado, e que parecem ter efeito semelhante ao das fibras alimentares que também não são absorvidas pelo intestino por não possuirmos enzimas para a sua digestão. …

Biomassa de banana verde Leia mais »

A biomassa de banana verde é uma fonte importante de amido resistente, um tipo de amido associado aos resíduos da hidrólise do amido que não são absorvidos pelo intestino delgado, e que parecem ter efeito semelhante ao das fibras alimentares que também não são absorvidas pelo intestino por não possuirmos enzimas para a sua digestão. A importância clínica desses carboidratos na alimentação é por fornecerem substratos para fermentação pela microbiota intestinal humana, considerado um alimento funcional.

confira-os-beneficios-da-farinha-de-banana-verde_2013-02-22_11-35-04A banana verde apresenta em torno de 55% a 93% de amido de amido resistente. A biomassa é obtida a partir do cozimento da banana verde. A partir da fermentação do amido resistente da biomassa pode ocorrer a formação de ácidos graxos de cadeia curta (AGCC), que agem na prevenção de doenças inflamatórias do intestino, além de auxiliar na manutenção da integridade do epitélio intestinal, e, possivelmente, na redução do risco de câncer de cólon.

O efeito do amido resistente é similar ao da fibra alimentar. E por ser alimento lentamente digerido, tem sido associado ao melhor controle do diabetes, e ainda parece ter capacidade de prolongar o período de saciedade. O mais interessante é que a biomassa pode ser usada em diversas preparações, tanto doces como salgadas.

Veja como fazer a biomassa de banana verde:

Ingredientes:

3 bananas verdes.

Modo de preparo:

Lave as bananas e leve à panela de pressão com água suficiente para cobri-las. Tampe a panela, leve ao fogo, e quando atingir a pressão abaixe a chama e deixe ferver por 8 minutos. Desligue o fogo e espere a pressão sair naturalmente. Retire as bananas e abra a banana com uma faca. Retire a polpa e bata ainda bem quente no liquidificador com o mínimo de água até virar uma pasta cremosa. Guarde na geladeira para fazer, pães, bolos, cremes, mousse, etc. Use sua criatividade!

 

 

Deixe um comentário

Rolar para cima