“As pessoas que moravam longe do Plano Piloto viam duas horas de intervalo como pouco. A reivindicação veio especialmente de regiões mais afastadas como Planaltina, Brazlândia e Ceilândia”, disse o governador. Com as mudanças, os passageiros do transporte público do DF ganharão mais uma hora para usufruir o benefício pelo mesmo valor. A medida, de acordo com a pasta, beneficiará principalmente a população que reside em locais mais distantes.
Por exemplo, se alguém anda em uma linha circular interna, que custa R$ 2,50, depois opta pelo metrô, a R$ 5, e, por último, embarca em uma linha de curta duração, a R$ 3,50, o valor final de toda a viagem será de R$ 5, desde que pague com o cartão do Bilhete Único. Além da economia, a medida dá mais segurança aos passageiros, que não precisarão portar dinheiro e podem bloquear o cartão, caso o percam, e depois recuperar a quantia que estava creditada nele ao pedir uma segunda via. Outro ponto defendido pela secretaria é que, quanto mais gente usa o cartão, maior a agilidade no embarque e, portanto, menor o tempo de viagem.
Corujão
O serviço noturno de transporte público do DF, conhecido como Corujão, será ampliado. As alterações no sistema também foram anunciadas pelo governador nesta terça-feira (19). Para atender à demanda, uma nova linha circular — a 351.7 — vai sair do terminal de ônibus de Taguatinga Norte para Águas Claras, com horários das 23 horas às 3h30. Ela começa a funcionar na sexta-feira (22), mesmo dia em que moradores do Paranoá, de Arapoanga, em Planaltina, e do Riacho Fundo II também passam a se beneficiar do Corujão.
Três linhas dessas regiões vão rodar durante a madrugada — o DFTrans vai fazer as alterações necessárias. As linhas do serviço noturno que utilizam a Rodoviária do Plano Piloto operam na Plataforma C. Em janeiro de 2018, o Corujão passará por uma segunda etapa de reestruturação — serão criadas linhas para Lago Norte, Sol Nascente e Varjão. Além disso, o serviço noturno vai operar das 23 horas às 5 horas, horário em que a população já passa a ser atendida pelo serviço básico do sistema.
O Corujão foi criado no DF em junho de 1995 por meio da Lei nº 877, de 1995. A legislação — de autoria de Rollemberg, à época deputado distrital — instituiu a obrigatoriedade de manter o transporte coletivo no período noturno em linhas de maior demanda, com frequência não superior a 90 minutos.