No segundo dia de desfile do grupo especial do carnaval do Rio de Janeiro, a União da Ilha trouxe o tema “Beleza Pura”. Um dos carros alegóricos retratava o padrão de beleza almejado nas academias. Algo que me chamou muita atenção foram os potes de suplementos enormes mostrados no desfile. Esse nosso padrão atual de beleza, de corpos malhados, bem definidos vem do ideal grego de beleza, bem retratado em esculturas da época.
- Advertisement -
Certo dia, parei para refletir sobre esse padrão de beleza e sobre o que as pessoas são capazes de fazer para atingi-lo. Eu, como nutricionista, não posso esconder de meus clientes que cada indivíduo apresenta um limite genético, o que, por muitas vezes, não permitirá que esse indivíduo alcance aquele “X” corpo que ele traçou como meta.
Alimentação saudável, equilibrada, harmoniosa e na quantidade correta deverá ser rotina na vida dessa pessoa e, claro, muita disposição para os programas de exercício direcionados para esse objetivo. Além disso, descansar (sono) é fundamental.
Infelizmente alguns profissionais, habilitados ou não, estimulam a ilusão em seus clientes. E, com isso, o uso de substâncias anabólicas exógenas, com o objetivo exclusivo estético, o que acaba virando rotina para essas pessoas. Nasce, aí, a indústria dos corpos sarados.
Digo que esses profissionais iludem seus clientes, pois eles alcançam seus objetivos sem mérito próprio, por burlar sua capacidade genética natural, sem levar em conta o risco que tais substâncias podem causar à saúde.
Meu recado hoje é o seguinte: mantenha o foco em você e perceba sua melhora física com hábitos alimentares saudáveis e prática regular de exercício. Corpos bonitos não precisam ser iguais, cada um tem seu potencial genético a ser explorado. Tenha seus resultados como um incentivo diário para seguir em frente!
Pare de olhar a grama do vizinho e ficar sempre achando que a dele é mais verde que a sua!